Mais

Janela dos divórcios: Goleiros famosos se despedem de clubes europeus

Donnarumma não tem lugar no PSG
Donnarumma não tem lugar no PSGWilliam Volcov / BRAZIL PHOTO PRESS / Brazil Photo Press via AFP

Tem sido uma janela de meio de ano atípica para goleiros aclamados internacionalmente. Alguns eram, recentemente, estrelas de suas equipes mas, agora, vêem não apenas suas vagas de titular ameaçadas mas, até mesmo, a continuidade em seus clubes.

Confira alguns nomes que separamos. A má fase não é tão comum como se pode imaginar, com o atrito com a diretoria aparecendo em algumas novelas. 

Ter Stegen (33)

Ter Stegen, no Barcelona, foi prejudicado por lesão nas costas. Na última temporada, Szczesny, que acabara de se aposentar, foi o substituto temporário mas, neste ano, o clube foi mais longe e contratou Joan García. Portanto, o alemão agora é desnecessário.

Como o Barcelona pressionava o capitão a sair, Ter Stegen se vingou ao não assinar o relatório que permitiu à equipe liberá-lo temporariamente e registrar o substituto. O goleiro então retificou a posição quando um processo foi aberto e a paz foi assinada, mas o relacionamento ficou seriamente desgastado e, em janeiro, o alemão deve ser listado a sair novamente. 

Confira as principais notícias do mercado da bola

Donnarumma (26)

O caso do italiano também é curioso. Depois de muitos questionamentos, especialmente sobre a habilidade com os pés, Gigio completou talvez a melhor temporada da longa carreira, encerrando com a Liga dos Campeões e a final da Copa do Mundo de Clubes. E justamente quando parecia estar no auge da maturidade, o Paris Saint-Germain lhe dispensou.

Luis Enrique apostou em Chevalier e, quando o espanhol tem algo na cabeça, luta pela ideia. Portanto, Donnarumma, que não foi relacionado para a final da Supercopa Europeia, sabe que deve aceitar uma das ofertas que tem ou passará o ano da Copa do Mundo de branco.

Onana (29)

O Manchester United parece seguir sem um goleiro titular em quem possa confiar. Com Onana, que contrataram quando não puderam renovar com De Gea, por quem estão novamente ansiosos, a equipe não têm mais confiança.

O camaronês voltou de uma lesão bem a tempo para a estreia da Premier League, mas Amorim decidiu não só não lhe dar uma vaga de titular, como também deixá-lo fora do elenco, em uma mensagem clara de que não conta com Onana.

Ederson (31)

O brasileiro tem sido o goleiro titular no histórico time do Manchester City, de Guardiola. Mas Ederson vem caindo gradativamente de rendimento e já não conta com a simpatia do treinador como antes. Por isso, o clube flerta com o já citado Donnarumma, enquanto negocia com o Galatasaray para se livrar do goleiro reserva da Seleção Brasileira.

Os Citizens também gastaram 32 milhões de euros para trazer de volta o ex-jogador da base James Trafford (22), que estava no Burnley.

Dibu Martinez (32)

O argentino vencedor da Copa do Mundo, que parecia estar fora de moda antes do verão europeu, viu todas as opções possíveis serem perdidas. Tanto que, agora, o goleiro pode acabar ficando no Aston Villa - apesar de que a diretoria do clube o quer fora por causa do alto salário e de algumas atitudes que não os convencem.

Dibu não esteve na partida de abertura da Premier League porque estava suspenso, mas vamos ver o que Unai Emery fará com ele na próxima rodada, já que ninguém esperava que o argentino estivesse presente nessa fase do mercado de transferências. O reserva Bizot tem mostrado um ótimo nível.