Mais

Javier Tebas renuncia para concorrer novamente à presidência da LaLiga

Tebas mudou o sistema de direitos televisivos do futebol espanhol em 2015
Tebas mudou o sistema de direitos televisivos do futebol espanhol em 2015Profimedia
O presidente da LaLiga, Javier Tebas, anunciou sua renúncia nesta quarta-feira (22) como um passo preliminar para se candidatar em novas eleições.

"Há poucos minutos apresentei minha renúncia ao cargo de presidente da LaLiga, antes do fim do meu mandato, que termina em 23 de dezembro", disse Tebas em sua conta oficial no X, antigo Twitter.

"Será aberto um novo processo eleitoral no qual me candidatarei novamente, por isso peço o aval e a confiança dos clubes para assumir os desafios que nos ocupam", acrescentou em sua publicação na rede social.

Tebas assumiu presidência da LaLiga em abril de 2013
Tebas assumiu presidência da LaLiga em abril de 2013Profimedia

A renúncia de Tebas marca o início de um processo que começará nesta quarta-feira com "a celebração do sorteio para a designação dos membros da Comissão Eleitoral que, uma vez constituída, será encarregada de convocar" as eleições, disse a LaLiga em um comunicado.

Por enquanto, Tebas é o único candidato para essas novas eleições, ainda sem data, aspirando a um quarto mandato consecutivo.

Tebas, 61 anos, assumiu pela primeira vez a presidência da LaLiga em abril de 2013 e foi reeleito para o cargo em outubro de 2016 e novamente em 23 de dezembro de 2019.

Ex-presidente do Huesca, Tebas pode se orgulhar de ter reformado o sistema de direitos televisivos do futebol espanhol em 2015 e centralizado sua comercialização, o que foi inédito na Espanha, onde cada clube negociava separadamente com as emissoras.

Tebas também se destacou por sua oposição ao projeto da Superliga, que agora só conta com o apoio do Real Madrid e do Barcelona, e por suas críticas aos modelos econômicos de clubes como Paris Saint-Germain e Manchester City, que, segundo ele, alteram o mercado.

Tebas se destacou por sua oposição ao projeto da Superliga
Tebas se destacou por sua oposição ao projeto da SuperligaAFP