Mais

Jogo do Barcelona está perto de se tornar 1º de LaLiga fora da Espanha na história

Barcelona e Villarreal querem jogar em Miami
Barcelona e Villarreal querem jogar em MiamiURBANANDSPORT / NurPhoto / NurPhoto via AFP
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) solicitou à FIFA e à UEFA, nesta segunda (11), que uma partida de LaLiga seja disputada fora da Espanha pela 1ª vez na história do campeonato.

O jogo é questão é entre Villarreal e Barcelona, no dia 20 de dezembro, válido pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol. 

Os times pedem que o duelo, que tem mando do Villareal, seja realizado no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. 

A RFEF acatou o pedido dos clubes, que esperam agora o aval da UEFA e uma aprovação final da FIFA.

Confira a tabela completa da LaLiga

O Miami Dolphins, anfitrião do Hard Rock Stadium, recebe o Cincinnati Bengals em jornada da NFL em 21 de dezembro, então é provável que a data da partida do Barça precise ser alterada, caso o plano siga em frente.

Proposta polêmica

A Associação Espanhola de Torcedores de Futebol (FASFE) se uniu a grupos de torcedores do Barcelona e do Villarreal para expressar “oposição absoluta, total e firme” aos planos da LaLiga de levar a partida para Miami.

Atualmente, a FIFA não permite que jogos de ligas nacionais sejam disputados no exterior, mas no ano passado a entidade criou um grupo de trabalho para analisar a questão depois de sofrer um processo do dono do Hard Rock Stadium e do Miami Dolphins.

A LaLiga tenta mandar jogos nos Estados Unidos há quase uma década, imitando a estratégia empregada pelos esportes americanos para se estabelecerem em outros mercados.

Na temporada 2019/20, a RFEF não liberou que o jogo entre Villarreal e Atlético de Madrid acontecesse fora da Espanha, em mais um duelo que foi parar na Justiça.

No ano passado, o clássico entre Barcelona e Atleti quase foi realizado nos Estados Unidos, com a LaLiga recuando na última hora para "melhor estruturar o projeto".

A primeira grande liga da Europa a tentar mandar um jogo fora de seu país foi a Premier League, em 2008, mas o plano sofreu uma saraivada de críticas de torcedores e morreu.