Mais

Lamine Yamal é o jogador de LaLiga que mais sofre preconceito nas redes sociais

Lamine Yamal alvo de ódio
Lamine Yamal alvo de ódioMATTHIEU MIRVILLE / MATTHIEU MIRVILLE / DPPI VIA AFP

Um relatório elaborado pelo Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe), sobre crimes de ódios cometidos nas redes sociais no Campeonato Espanhol, determinou que o atacante Lamine Yamal, do Barcelona, é o jogador que mais sofre preconceito no campeonato.

Segundo Tomás Fernández, diretor do observatório, os insultos mais frequentes, no período de um ano analisado, dirigidos a Lamine Yamal são "mena" (um xingamento xenófobo normalmente voltado a imigrantes) ou "mouro de m..." (mais uma expressão racista, sendo "mouro" uma palavra muito usada para se referir a marroquinos).

Confira a classificação de LaLiga

“Temos observado isso recentemente. A representação que esta figura pública assume, por sua origem e pela cor da sua pele, torna-se, para os preconceituosos, um reflexo que eles usam para atacar e julgar com preconceitos negativos”, afirmou Fernández.

De acordo com o jornal El País, no que diz respeito aos insultos por clubes, o Real Madrid é o que mais recebe, com 34% do total, seguido de perto pelo Barcelona com 32%. O Valladolid surge em terceiro com 17%, seguido do Valência com 8%, Athletic Club 6%, Real Sociedad 5% e Atlético de Madrid 4%.

"O que está acontecendo no futebol é um reflexo da sociedade, com estas mensagens. Muitos utilizam até linguagem agressiva ou preconceituosa, sendo um reflexo fiel do que se passa", acrescenta Tomás Fernández.