Ruggeri, nascido em 11 de julho de 2002 na cidade de San Giovanni Bianco, treinou na base da Atalanta desde os nove anos de idade. Aos 18, fez a primeira aparição com a camisa do time principal - no dia 3 de novembro de 2020 - em uma partida da Liga dos Campeões contra o Liverpool.
Acompanhe as notícias do mercado da bola
Lateral-esquerdo com um bom cruzamento e um longa chegada ao ataque, ele jogou durante a temporada 2021/22 por empréstimo na Salernitana, voltou para casa e se tornou uma parte importante do esquema de Gian Piero Gasperini.
Campeão da Liga Europa
Depois de 15 jogos na temporada 2022/23, a temporada seguinte seria sua ascensão definitiva, com 48 jogos em todas as competições. Em 2023/24, Ruggeri foi escolhido para a seleção da Liga Europa, que conquistou ao lado de Juan Musso, com quem voltará a dividir o vestiário.
Foi o primeiro título europeu na história da Atalanta, com Ruggeri sendo figura fundamental na conquista da Liga Europa e na classificação da equipe de Bérgamo para a Liga dos Campeões, um objetivo que alcançou novamente nesta temporada.

Com passagem em todas as categorias de base da Itália, o lateral foi convocado para a seleção da Azzurra em março de 2025 para as quartas de final da Liga das Nações contra a Alemanha, a fim de aumentar a experiência em uma carreira com enorme potencial. A Itália empatou depois de estar perdendo por 3 a 0 e ficou a um gol de chegar às quartas de final.
Neste verão europeu, Ruggeri participou da Euro Sub-21, no qual a Itália chegou às quartas de final. A Azzurrini caiu heroicamente na prorrogação para a Alemanha (3 a 2) depois de ficar com dois jogadores a menos.