Mais

Lateral Matteo Ruggeri assina com Atlético de Madrid e se despede da Atalanta

Matteo Ruggeri troca a Atalanta pelo Atlético de Madrid
Matteo Ruggeri troca a Atalanta pelo Atlético de MadridMARCO LUZZANI / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Atlético de Madrid e a Atalanta chegaram a um acordo para a transferência do lateral-esquerdo Matteo Ruggeri até 30 de junho de 2030.

Ruggeri, nascido em 11 de julho de 2002 na cidade de San Giovanni Bianco, treinou na base da Atalanta desde os nove anos de idade. Aos 18, fez a primeira aparição com a camisa do time principal - no dia 3 de novembro de 2020 - em uma partida da Liga dos Campeões contra o Liverpool.

Acompanhe as notícias do mercado da bola

Lateral-esquerdo com um bom cruzamento e um longa chegada ao ataque, ele jogou durante a temporada 2021/22 por empréstimo na Salernitana, voltou para casa e se tornou uma parte importante do esquema de Gian Piero Gasperini.

Campeão da Liga Europa

Depois de 15 jogos na temporada 2022/23, a temporada seguinte seria sua ascensão definitiva, com 48 jogos em todas as competições. Em 2023/24, Ruggeri foi escolhido para a seleção da Liga Europa, que conquistou ao lado de Juan Musso, com quem voltará a dividir o vestiário.

Foi o primeiro título europeu na história da Atalanta, com Ruggeri sendo figura fundamental na conquista da Liga Europa e na classificação da equipe de Bérgamo para a Liga dos Campeões, um objetivo que alcançou novamente nesta temporada.

Estatísticas de Ruggeri
Estatísticas de RuggeriFlashscore

Com passagem em todas as categorias de base da Itália, o lateral foi convocado para a seleção da Azzurra em março de 2025 para as quartas de final da Liga das Nações contra a Alemanha, a fim de aumentar a experiência em uma carreira com enorme potencial. A Itália empatou depois de estar perdendo por 3 a 0 e ficou a um gol de chegar às quartas de final.

Neste verão europeu, Ruggeri participou da Euro Sub-21, no qual a Itália chegou às quartas de final. A Azzurrini caiu heroicamente na prorrogação para a Alemanha (3 a 2) depois de ficar com dois jogadores a menos.