Foram poucos os que atingiram esta marca impressionante. Mas ainda mais restrito é o grupo daqueles que chegaram aos cinco gols: Lionel Messi, Luiz Adriano e Erling Haaland.
Confira a classificação da Liga dos Campeões
Messi foi, em 2012, o primeiro jogador da era Champions a marcar cinco gols em só confronto, o brasileiro repetiu o feito em 2014 pelo Shakhtar Donetsk e Haaland igualou em 2023, com uma exibição memorável pelo Manchester City.
Van Basten deu início à história
Há uma lista de jogadores históricos que conseguiram marcar quatro gols em uma partida: tudo começou com Marco van Basten, que em 1992 foi o primeiro a chegar à marca após a mudança de nome da competição. Seguiram-se Simone Inzaghi, em 2000, Dado Pršo, em 2003, e Ruud van Nistelrooy, em 2004.
A década de 2000 trouxe mais atuações impressionantes: em 2005, Andriy Shevchenko tornou-se o primeiro a marcar quatro gols fora de casa na Champions. Messi já em 2010 demonstrava sua qualidade, eliminando o Arsenal praticamente sozinho, com quatro gols.
Bafétimbi Gomis deu continuidade à tradição em 2011, antes de Mario Gómez tornar-se, em 2012, o primeiro alemão a atingir o número, ao fazer quatro gols contra o Basileia.
A partir de 2010, outros atacantes brilharam: Robert Lewandowski fez história em 2013 ao ser o primeiro a marcar quatro gols em uma semifinal, contra o Real Madrid. Zlatan Ibrahimović brilhou poucos meses depois, com quatro gols pelo Paris Saint-Germain, e Cristiano Ronaldo celebrou em 2015, frente ao Malmö, o seu único jogo com quatro gols.
Serge Gnabry mostrou toda a sua qualidade em 2019 contra o Tottenham, antes de Lewandowski, no mesmo ano, assinar o seu segundo jogo com quatro gols – e bater o recorde do mais rápido da Liga dos Campeões, ao consegui-lo em apenas 14 minutos e 31 segundos.
Kane também marcou quatro vezes
Nos últimos seis anos, desde de 2020, outros talentos excepcionais deram continuidade à tradição: Josip Iličić marcou quatro na vitória fora de casa da Atalanta em Valência, e Olivier Giroud tornou-se, no mesmo ano, o jogador mais velho a atingir esta marca, ao marcar quatro vezes contra o Sevilla.
Sébastien Haller teve uma estreia histórica em 2021, ao marcar quatro gols pelo Ajax. Harry Kane marcou quatro pelo Bayern em 2024, tornando-se o primeiro jogador na história das competições europeias a conseguir um hat-trick só de pênaltis.
Entre os mais recentes membros deste grupo restrito está agora Kylian Mbappé, graças à sua atuação diante do Olympiacos. Não foi só o seu primeiro jogo com quatro gols pelos merengues, como também foi o que o tornou o jogador com mais hat-tricks fora de casa na história da Liga dos Campeões.
