Mais

Osasuna é investigado pela UEFA e pode ficar fora da Conference League

Osasuna conquistou a vaga espanhola na Conference League
Osasuna conquistou a vaga espanhola na Conference LeagueProfimedia
O Osasuna revelou, nesta sexta-feira (23), ter recebido um relatório de "fiscais da UEFA" em que é declarada a "inelegibilidade do clube" para participar da Conference League na próxima temporada. A pena seria consequência de uma sentença condenatória a ex-dirigentes do clube por manipulação de resultados em 2014.

“O Osasuna tomou conhecimento das conclusões do relatório elaborado pelos inspetores do Comitê de Controle, Ética e Disciplina da UEFA 2023-2024, negando o direito de participar da competição europeia que conquistamos de forma justa no campo", disse o clube, sétimo colocado na última edição de LaLiga. A posição garantiu a equipe na Conference League.

O motivo desta recomendação é a sentença do Supremo Tribunal espanhol que condenou vários ex-dirigentes do clube por manipulação de resultados na temporada 2013/14.

Osasuna terminou LaLiga em 7º lugar
Osasuna terminou LaLiga em 7º lugarFlashscore

"A UEFA não quis levar em consideração que foram os próprios tribunais de justiça espanhóis que declararam, literalmente, que o Osasuna foi vítima do desvio de dinheiro realizado por alguns de seus ex-diretores", lamentou o clube no comunicado.

O finalista da última edição da Copa do Rei critica que a UEFA é "forte com os fracos e fraca com os fortes" e anunciou que vai recorrer desta decisão não só perante a UEFA, mas também na Justiça Comum.

Pouco depois, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) divulgou outro comunicado qualificando de "uma infâmia, uma falta de respeito e uma ação gravíssima que o clube pretende implicar a RFEF nesta matéria", acrescentando que "tem agido e continuará a agir na defesa dos interesses do clube e dos torcedores".