Por que interesse do Atlético de Madrid por Cucurella, do Chelsea, não surpreende?

Marc Cucurella também brilha na seleção da Espanha
Marc Cucurella também brilha na seleção da Espanha ČTK / AP / Tamuna Kulumbegashvili

Apesar de ser uma figura que divide opiniões em alguns momentos, principalmente pelo seu gosto por certas encenações, é inegável que Marc Cucurella é um excelente lateral-esquerdo para o futebol moderno.

O atual destaque do Chelsea passou seus primeiros anos nas academias do Espanyol e do Barcelona, mas nunca conseguiu se firmar no time principal dos catalães, principalmente por não ter conseguido tirar Jordi Alba da titularidade. 

Confira a classificação da Premier League

Do Barcelona ao Chelsea

O primeiro passo da carreira profissional de Cucurella foi um empréstimo para o modesto Eibar em LaLiga, seguido por outro ao Getafe, onde depois foi contratado em definitivo. O bom desempenho chamou a atenção do Brighton, que o levou para a Premier League. Foi dos Seagulls que chegou ao Blues, onde vive sua fase mais sólida da carreira em clubes.

Pilar da defesa do Chelsea e capaz de atuar bem em linhas de três, quatro ou cinco defensores, o lateral claramente está aproveitando seu momento no futebol e, com contrato até 2028, não tem necessidade de buscar novos ares.

No entanto, Atlético de Madrid pode estar prestes a mexer com o equilíbrio em Stamford Bridge, já que a imprensa espanhola indica que o clube está preparando uma oferta de 40 milhões de euros (R$ 245,9 milhões) pelo jogador. Se uma volta para casa, especialmente em ano de Copa do Mundo, é uma decisão sensata, ainda está em aberto.

Tenacidade e vontade

As negociações ainda não avançaram a ponto de preocupar nenhuma das partes, mas se o próprio jogador quiser garantir sua vaga no voo para os Estados Unidos, uma mudança de clube no meio da temporada talvez não seja o melhor caminho.

Considerando que uma transferência seria mais provável no verão europeu, o que exatamente o Atleti estaria adquirindo com esse investimento?

Gráfico de radar de Marc Cucurella - Premier League 2024/25
Gráfico de radar de Marc Cucurella - Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Para começar, Cucurella é reconhecido por sua tenacidade e vontade, características essenciais para Diego Simeone. Desde que chegou ao Getafe em 2019/20, o espanhol recuperou a posse de bola em nada menos que 1.308 ocasiões diferentes e disputou 2.449 duelos individuais.

Apenas durante a campanha da Espanha na Liga das Nações 2024/25, sua taxa de sucesso nesses duelos ficou abaixo de 50%, enquanto chegou a impressionantes 74,2% na campanha do Chelsea na Copa da Liga 2023/24. O aspecto físico de suas funções defensivas também não parece ser um problema: das 573 disputas de bola que tentou no mesmo período, venceu 380.

Assim como em outros aspectos do seu jogo, o lateral evoluiu de forma constante, e um aproveitamento de 72,7% nos desarmes durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA — quase três quartos das tentativas — mostra o alto nível do jogador de 27 anos.

Presença ofensiva

Apesar de não ser conhecido pelo jogo aéreo, que é provavelmente seu ponto mais fraco, Cucurella ainda conseguiu 172 cortes de cabeça em todas as competições desde 19/20. Seu destaque está nas investidas pelo lado esquerdo, oferecendo uma presença ofensiva extra quando necessário, embora às vezes acabe fora de posição por avançar demais.

O mapa de toques da Premier League 2024/25 (abaixo) mostra quanto tempo o espanhol passou tanto no campo de ataque quanto no próprio campo.

Mapa de toques de Marc Cucurella - Premier League 2024/25
Mapa de toques de Marc Cucurella - Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

13 gols em todas as competições no mesmo período é um número respeitável para um defensor, sem contar os 266 dribles que tentou, e as 597 vezes em que realizou 10 ou mais conduções progressivas de bola em uma partida.

A taxa de acerto de passes no terço final do campo também vem melhorando, com Cucurella mantendo números acima de 80% de aproveitamento, sendo que 722 dos seus 1.316 passes nesse setor foram cruzamentos.

Dos 10.995 passes que tentou desde 2019/20, 9.137 chegaram ao destino, com a taxa de acerto chegando a 93,3% em alguns momentos — não é à toa que é tão valorizado pelo técnico da seleção espanhola, Luis de la Fuente.

O Atleti realmente precisa de Cucurella?

Pelo lado do Atleti, o clube contratou recentemente Matteo Ruggeri para a lateral esquerda, além de contar com Javi Galan como opção de reserva. Adicionar Cucurella ao elenco certamente aumentaria a disputa por vaga, embora um ou dois jogadores provavelmente precisariam repensar seu futuro caso o Chelsea aceitasse uma proposta dos Rojiblancos.

Considerando a alta rotatividade de jogadores em Londres e se a avaliação do Atleti estiver próxima do valor de mercado do atleta, não é impossível imaginar que o espanhol possa decidir seu próprio destino. Resta aguardar para ver se será na capital espanhola ou inglesa.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore