Rakitic elogia Lamine Yamal, relembra trio MSN e destaca legado de Modric

Ivan Rakitic se aposentou em julho de 2025
Ivan Rakitic se aposentou em julho de 2025Franco Romano / Sportphoto24 / DPPI

O ex-jogador Ivan Rakitic, do Barcelona, tem experiência de jogar ao lado de ícones do futebol e, em uma entrevista exclusiva ao Flashscore, a lenda croata acredita que Lamine Yamal deve seguir o seu próprio caminho após um impressionante início de carreira.

Rakitic, que representou os Culés por seis temporadas, foi colega de equipe do trio MSN composto por Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar Jr. O meio-campista foi um dos jogadores que alimentava esse ataque, que descreve como "único", e vê agora a nova estrela Lamine Yamal seguindo seus passos. Mas, como Rakitic bem sabe, o futebol tem altos e baixos.

Confira a classificação de LaLiga

"Lamine é um jogador extraordinário, por isso sinto orgulho ao vê-lo evoluir e crescer. Está tudo correndo bem, e ele já percebeu que o futebol também tem os seus lados negativos, como as lesões e a pressão que enfrenta. Ele deve traçar o seu próprio caminho, não o compararia aos três que mencionei", afirma.

"Barcelona e Espanha têm algo especial nele e todos devemos ajudá-lo a aprender a lidar com a pressão. É realmente um jogador especial", completou o croata.

Jogar ao lado de talentos tão raros era algo a que Rakitic se habituou, mas nunca deu isso como garantido, como explicou sobre compartilhar o campo com o trio que marcou uma geração. 

"Foi fantástico jogar com eles, foi uma época incrível. O mundo inteiro recebeu algo especial. via-se que era algo único. Penso que foi o melhor que podia ter acontecido ao futebol. E para mim, foi um prazer não só jogar com eles, mas também treinar ao lado deles", confessou.

Relação especial com Modric

O mesmo aconteceu na seleção. Rakitic integrou a equipe da Croácia no Mundial de 2018 e chegou à final, perdendo por 4 a 2 contra a França. O meia teve a oportunidade de jogar ao lado de Luka Modric, que conquistou a Bola de Ouro nesse mesmo ano e continua a brilhar atualmente no Milan.

Já Rakitic se aposentou após uma última passagem pelo Hajduk Split, mas continua valorizando a relação especial que tem com Modric.

"Tenho uma relação especial com o Luka. Ambos começamos na seleção quando éramos jovens, e ele ainda lá está. É uma pessoa incrível e também um jogador excepcional. Não importa se você torce para Real Madrid, Milan, Croácia... Tem que admirar o Luka, porque a forma como ele vive o futebol e como o interpreta é admirável", disse.

"Acredito que, em Milão, eles ainda não têm noção da sorte de terem conseguido levar o Luka para o clube, porque é algo único e especial ter um jogador assim no vestiário e em campo. É impressionante como joga com esta idade. E, pessoalmente, penso que o Luka ainda pode jogar mais alguns anos", indicou.

A glória com Luis Enrique

Alguns segredos são mais conhecidos. O período mais bem-sucedido de Rakitic foi sob o comando de Luis Enrique. Na primeira temporada do espanhol como treinador, o Barcelona conquistou o triplete, incluindo a Liga dos Campeões, e esses tempos ficaram marcados na memória do croata.

"Para falar sobre o Luis Enrique, precisaria de horas e horas. Podia passar um dia inteiro falando sobre ele. Gostei muito de trabalhar com ele durante três anos. É realmente um homem e treinador especial, muito meticuloso e detalhista, e é por isso que alcança estes resultados. Não me surpreende o que ele conquistou no PSG. Penso que ainda tem muito mais para vir", analisou.

Carinho pelo Sevilla

Depois do Barcelona, Rakitic voltou ao Sevilla, jogou no futebol árabe pelo Al-Shabab e no croata pelo Split, mas é o tempo passado na Andaluzia que mais se lembra. Foi ali que brilhou e convenceu os Culés a apostarem nele.

Até hoje, continua sendo respeitado nas ruas de Sevilha, depois de ter ajudado o clube a conquistar a glória europeia. Mas desde então, o clube tem atravessado momentos difíceis.

"Sei que não é fácil, especialmente tendo em conta o momento que o clube atravessa. Mas vejo que estão seguindo o caminho certo. Todos devemos apoiar e ajudar o clube, para que o Sevilla volte às competições europeias e alcance os melhores resultados possíveis", disse.

"Gosto muito do estilo do novo treinador, da intensidade que imprime durante os jogos e da energia que transmite aos jogadores. Sente-se uma grande ligação entre o time e ele, e espero sinceramente que tenha muito sucesso e que os resultados melhorem cada vez mais", comentou.