Mais

Real Madrid de Xabi é o 2º time da Europa com mais roubos de bola no campo adversário

Era Xabi Alonso do Real Madrid já tem resultados no gramado
Era Xabi Alonso do Real Madrid já tem resultados no gramadoFoto por CÉSAR MANSO / AFP
Após os primeiros jogos da temporada, o Real Madrid tem uma média de 41 roubos de bola no campo adversário por jogo, um claro passo à frente em comparação com os campeonatos anteriores. Somente o Paris Saint-Germain é melhor do que a equipe de Xabi Alonso.

O Real Madrid costumava ser uma equipe de pressão passiva, que não costumava incomodar os adversários quando tinham a bola. Talvez essa tenha sido a principal mudança desde a chegada de Xabi, e isso também é evidenciado pelos números do BeSoccer Pro.

Confira a classificação de LaLiga

São dados a serem atualizados e contextualizados também quando houver uma amostra maior, mas reforçam a mudança que o novo técnico quis fazer depois de assumir o comando de Carlo Ancelotti após as primeiras partidas.

O Real Madrid do italiano encerrou as duas últimas Ligas com uma média de 25,11 e 24,39 recuperações por jogo. Depois dos dois jogos contra Osasuna e Real Oviedo, Los Blancos aumentaram esse número para 42. Além disso, também melhoraram o total de roubos no campo adversário (79,5) e também o de roubos rápidos após uma recuperação (35,5).

É um Madrid melhor sem a bola. Mas quanto do que vimos até agora se destaca em comparação com outras equipes? O Madri em 2024/25 nem sequer apareceu entre os 10 melhores das principais ligas em termos de recuperação na metade adversária. Na verdade, o time foi apenas o 9º melhor de LaLiga, com 927 após 38 jogos. Muito atrás dos 1.213 do Barcelona, o melhor da Europa nesse quesito.

O bom histórico do Real Madrid em termos de recuperações
O bom histórico do Real Madrid em termos de recuperaçõesBeSoccer Pro, Flashscore

Se aplicarmos o mesmo filtro após os dois primeiros jogos - na Itália e na Alemanha foi apenas uma rodada -, o Real Madrid é o segundo time das grandes ligas que mais recuperou bolas no campo do adversário, com 84, perdendo apenas para o PSG de Luis Enrique em uma de suas especialidades. O time parisiense tem 97.

Atrás deles, o Strasbourg de Liam Rosenior tem 71, à frente do Athletic de Ernesto Valverde, que tem 65. O Barcelona ainda está longe do melhor desempenho nessa seção, com 61 após as duas primeiras rodadas do campeonato nacional.

Quanto aos nomes do próprio Real Madrid, Arda Güler, Aurélien Tchouaméni e Dean Huijsen são os três jogadores que mais contribuíram para atingir esse número de recuperações de bola no campo adversário. Todos estão acima de dez após os dois primeiros jogos. Juntos, os três são responsáveis por 50% do total da equipe.

Equipes com mais turnovers no campo adversário

97 | PSG

84 | Real Madrid

71 | Strasbourg

65 | Athletic

61 | Barcelona

Jogadores com o maior número de turnovers no campo adversário

16 | Arda Güler (Real Madrid)

14 | Samir El Mourabet (Strasbourg)

14 | Aurelien Tchouaméni (Real Madrid)

14 | Vitinha (PSG)

13 | Ibrahim Sangaré (Nottingham Forest)

13 | Pierre-Emile Hojberg (Olympique de Marseille)