Real Madrid é o pior de LaLiga em gols esperados e o penúltimo entre as grandes ligas

Mbappé lamenta após perder uma chance pelo Real Madrid
Mbappé lamenta após perder uma chance pelo Real MadridRUBÉN DE LA ROSA / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

Os gols esperados do Big Data expõem e colocam em dúvida a eficiência do Real Madrid na área adversária, sendo o pior time de LaLiga e o segundo pior entre as cinco grandes ligas na hora de converter suas chances.

Uma análise do BeSoccer Pro sobre LaLiga, em relação aos seus gols esperados (xG), mostra que algo não está funcionando no ataque do Real Madrid.

Confira a classificação de LaLiga

Apesar de Kylian Mbappé ter conseguido sustentar o time de Xabi Alonso com seus gols em muitas partidas do campeonato, esse dado indica um déficit a ser resolvido caso o clube merengue queira estancar a perda de pontos que vem sofrendo nos últimos jogos.

O Real Madrid apresenta uma clara dificuldade em transformar o que cria em gols. O clube tem o segundo melhor número de gols (29) da LaLiga, empatado com o Villarreal. No entanto, é quem mais finaliza (266), à frente do Barça (257), que acerta mais vezes o gol (106) do que os blancos (98).

O Big Data estima 37,08 gols esperados (xG) para o time de Xabi Alonso, oito a mais do que realmente conseguiu marcar até agora no campeonato nacional. Um problema que atinge todo o elenco.

Esse saldo negativo de -8,08 em xG do Real Madrid é o pior da LaLiga atualmente. Com Rayo Vallecano (-7,93), Espanyol (-7,73) e Real Oviedo (-7,26) logo atrás. Considerando também as outras grandes ligas, o Real Madrid tem o segundo pior índice, ficando atrás apenas do Hellas Verona (-11,1), que ainda não venceu nenhuma partida na Serie A.

Analisando individualmente o elenco do Real Madrid, todos os jogadores estão com saldo negativo em xG na Liga, exceto Kylian Mbappé, Álvaro Carreras e Dean Huijsen (estes dois com um gol cada). O francês soma 12,6 em gols esperados, mas já marcou 14 (+1,4).

Depois do camisa 10, Vinicius Júnior tem 6,31 (cinco gols), Arda Güler aparece em terceiro com 4,11 (três gols), Bellingham está quase empatado com 3,1 (três) e Franco Mastantuono chega a 2,7 (apenas um gol). Rodrygo já está em 1,06, mas ainda não balançou as redes.

Últimos jogos do Real Madrid
Últimos jogos do Real MadridFlashscore

Barcelona, no outro extremo

Já na temporada passada, o time de Hansi Flick soube aproveitar sua capacidade de converter chances, mesmo estando abaixo em xG. Neste início de dezembro, o clube azulgrana volta a liderar a tabela na Espanha com um xG positivo de +7,63.

Ou seja, marcou quase oito gols a mais do que o Big Data estima pelo volume e clareza das oportunidades criadas. Considerando as grandes ligas, é o terceiro melhor, atrás apenas do Olympique de Marselha (7,65) e de um Bayern de Munique (15,15) embalado na Bundesliga.

E aqui um nome se destaca: Robert Lewandowski. Embora não seja o único do elenco Culé com saldo positivo, é o jogador com o melhor índice da liga (e o quinto da Europa): +3,06. Sua facilidade para marcar deu quase três gols a mais ao time de Flick do que se previa, mesmo com o polonês tendo perdido muitos minutos neste início de temporada por lesão.

Leia a notícia no BeSoccer.