Mais

Real Madrid volta a San Mamés, o lugar onde começou a maldição dos ligamentos cruzados

Militao se lesionou no San Mamés, no dia 12 de agosto de 2023, contra o Athletic Bilbao
Militao se lesionou no San Mamés, no dia 12 de agosto de 2023, contra o Athletic BilbaoÁLVARO MEDRANDA / Nur Photo / Nur Photo via AFP
A temporada 2023/24 será lembrada por muitas anos como a que levou o Real Madrid a conquistar a 15ª Liga dos Campeões. Mas não foram só os títulos que começaram em 12 de agosto de 2023, no Estádio de San Mamés.

Com uma vitória por 2 a 0 em dos campos mais difíceis da Espanha, contra o Athletic Bilbao, e o primeiro gol de Jude Bellingham em LaLiga, o Real deu o pontapé inicial na temporada.

Siga Athletic Bilbao x Real Madrid no Flashscore

No entanto, a partida não traz boas recordações a duas figuras essenciais da equipe. Thibaut Courtois rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo dois dias antes, durante o treino de preparação para a estreia. O belga perdeu a maior parte daquele campeonato, mas voltou a jogar nos últimos quatro jogos de LaLiga e na final da Champions, contra o Borussia Dortmund.

Éder Militão, por sua vez, rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo no início do segundo tempo e ficou afastado por sete meses.

Confira a classificação de LaLiga

O que aconteceu há quase 15 meses em San Mamés foi o início de uma onda de lesões nos ligamentos cruzados, que tem atormentado o Real Madrid.

No dia 17 de dezembro, contro o Villarreal, David Alaba rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Mais de 11 meses depois, o zagueiro austríaco ainda não voltou a jogar.

Depois de alguns meses de descanso, chegou a pré-temporada em que o técnico Carlo Ancelotti perdeu três dos jogadores mais promissores do Real Madrid Castilla por lesão: César Palacios, Mesonero e Joan Martínez.

E o início de 2024/25 tem sido ainda pior. Em 5 de outubro, o Santiago Bernabéu se chocou, em mais um jogo contra o Villarreal, com os gritos de Dani Carvajal, uma das figuras principais do clube. O lateral-direito sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior, do ligamento colateral externo e do tendão poplíteo da perna direita, o que o deixará afastado por quase um ano.

Um mês depois, Militão voltou a romper o cruzado, desta vez no joelho direito, afetando os dois meniscos. Após o jogo contra o Osasuna, o brasileiro se despediu da temporada.

Na próxima quarta-feira (4), o Real Madrid revisita o estádio em que tudo começou, em mais um confronto com o Athletic Bilbao por LaLiga.