Rodrygo recupera a alegria em meio à crise no Real Madrid

Rodrygo foi o craque do jogo contra o Sevilla
Rodrygo foi o craque do jogo contra o SevillaDENIS DOYLE / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O atacante brasileiro é o destaque positivo do mês de dezembro em um time que parece um barril de pólvora pelos diferentes problemas no vestiário.

As sensações deixadas por Rodrygo (24) nas últimas duas semanas são bem diferentes daquelas que o levaram a quase bater um recorde negativo na história do Real Madrid. Na verdade, os números também comprovam a evolução no desempenho do jogador paulista.

Confira a tabela de LaLiga no Flashscore 

De acordo com o algoritmo do Flashscore, o camisa 11 merengue foi o melhor jogador do time em três dos últimos quatro jogos, levando o prêmio de craque da partida em dois deles, com uma nota de 7,8 diante do Alavés e 9,3 no último sábado contra o Sevilla.

Os números de Rodrygo
Os números de RodrygoFlashscore

Xabi Alonso mostrou total confiança nas capacidades do brasileiro e provou isso ao dar a ele três titularidades nesses duelos (só ficou no banco contra o Talavera, na Copa do Rei) e um total de 287 minutos em campo.

E não é para menos, já que Rodrygo deu um passo à frente neste fim de 2025. Segundo dados da Opta, o ponta brasileiro, além de voltar a marcar, se mostrou mais participativo em várias ações ofensivas. Por exemplo, acertou 60% dos dribles que tentou (6/10) contra Manchester City, Alavés, Talavera e Sevilla. Além disso, teve presença marcante em zonas decisivas do campo, já que 15 dos seus 165 toques aconteceram dentro da área adversária.

Por outro lado, nesses jogos ficou evidente uma das principais qualidades do ex-Santos: o controle de bola. De modo geral, ele apresentou 86,27% de precisão nos passes (88/102); finalizando 35 deles no terço final, sendo 25 certos (71,43%), o que mostra sua qualidade para trabalhar a bola em espaços reduzidos.

O desempenho de Rodrygo contra o Sevilla
O desempenho de Rodrygo contra o SevillaOpta by Stats Perform/DENIS DOYLE / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Mais entrega

Mas acima de todas as virtudes ofensivas, certamente o que mais chamou a atenção do treinador do Real Madrid foi o trabalho defensivo que Rodrygo vem apresentando nas últimas partidas. Esse comprometimento permitiu que ele superasse as críticas.

O dado mais relevante são as 19 vezes em que o jogador do Real Madrid recuperou a posse de bola nos últimos quatro jogos. Em 11 dessas ocasiões, a recuperação foi no meio-campo, enquanto seis aconteceram no setor defensivo e duas pressionando no ataque.

O ponta vai entrar em 2026 com a alegria renovada, buscando melhorar a imagem do Real Madrid nas últimas semanas e, principalmente, garantir uma vaga na lista de convocados de Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo do México, Estados Unidos e Canadá.