A derrota por 2 a 0 para o Celta Vigo no domingo (7), em que o Real terminou com apenas nove jogadores após as expulsões dos defensores Fran Garcia e Alvaro Carreras, deixou o clube na segunda posição de LaLiga com 36 pontos, quatro atrás do líder Barcelona.
Confira a classificação da Liga dos Campeões
Para complicar ainda mais a situação de Alonso, o Madrid pode ficar sem até oito jogadores importantes, incluindo o artilheiro Kylian Mbappé, que não participou do treino de terça-feira (9) devido a uma lesão muscular.
"O futebol pode mudar rápido... para melhor ou para pior", disse Alonso em entrevista coletiva na terça-feira. "Depois do jogo contra o Celta, já tiramos nossas conclusões. Agora só pensamos no City. É Champions League, estamos no Bernabeu. Vai ser diferente pela energia que se cria. É nisso que estamos focados, no que está por vir", afirmou.
Siga Real Madrid x City com narração ao vivo do Flashscore
Questionado se seu cargo poderia estar em risco caso o Real tropece diante do City, Alonso se mostrou firme.
"Quando você treina o Real Madrid, precisa estar preparado para situações como essa. Somos um time, estamos todos unidos. Para superar a decepção, que é normal, nosso pensamento agora está totalmente voltado para o City", completou.
O confronto de quarta-feira será o 13º encontro entre os clubes na última década, uma rivalidade que se intensificou à medida que Real e City conquistaram juntos três dos últimos quatro títulos da Champions League.
O Real venceu a competição em 2022 e 2024, superando o City no caminho para ambos os títulos, enquanto o time inglês levantou seu primeiro troféu da Champions League em 2023, após eliminar o clube espanhol nas semifinais daquele ano.
Apesar da sequência ruim nas últimas semanas, com apenas duas vitórias nos últimos sete jogos em todas as competições, Alonso segue otimista.
"Estamos todos juntos nisso. Unidos. Convictos de que é uma oportunidade. Precisamos ter energia para nos conectar com o Bernabéu. Se isso acontecer, temos chance de vencer", avaliou.
"No futebol, é preciso se adaptar e aprender. Alguns dias são bons, outros nem tanto", acrescentou. "Mas estamos evoluindo a cada partida. Ainda bem que temos um desafio amanhã. A melhor forma de seguir em frente é encará-lo. É um desafio que precisamos superar", projeta.
O Real ocupa a 5ª posição na Champions League com 12 pontos, três atrás do líder Arsenal. O City está em 9º lugar, com 10 pontos, buscando terminar entre os oito primeiros para garantir vaga direta nas oitavas de final.
