Mais

Valencia retoma oficialmente as obras de construção do Nuevo Mestalla

Renderização do Nou Mestalla.
Renderização do Nou Mestalla.Valencia CF

Um projeto que começou em 1º de agosto de 2007 e que deve ser concluído nada menos que 20 anos depois, após inúmeros contratempos e um longo período em que se pensou que nunca seria finalizado, está novamente em andamento.

"Nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, o Valencia começou a escrever uma nova página em sua história com a retomada das obras do Nou Mestalla, um estádio que será um símbolo de orgulho e modernidade para o clube e para a cidade de Valência", começou o extenso comunicado, publicado em seu site, por meio do qual o clube transmitiu a excelente notícia.

Confira a classificação da LaLiga

Na declaração, era possível sentir a empolgação com que o povo da cidade recebeu a boa notícia. E não é de se admirar, já que eles não viam nenhum movimento desde 25 de fevereiro de 2009, dia em que o projeto foi paralisado, na enorme massa de concreto que ficou pela metade.

Foram 16 anos que, embora tenham sido muito longos, permitirão que o templo valenciano seja inaugurado no verão europeu de 2027 com tecnologias e confortos impensáveis na primeira década do século XXI. Além disso, depois de ver a abordagem global adotada pelo novo Santiago Bernabéu, o Valencia também está optando por um local capaz de gerar lucros 365 dias por ano, não apenas quando há um jogo.

"Ele se tornará um espaço de referência em termos de esporte, lazer e entretenimento", diz o clube mediterrâneo. "Nossa futura casa terá um grande impacto na vida de Valência e de seus cidadãos. Terá uma importante oferta de entretenimento 365 dias por ano (restaurantes experimentais, lazer, megastore, museu, auditório...), tornando-se assim um enclave transcendental, vibrante e inovador para nossos torcedores", acrescenta.

Um alerta global

Ficar de fora da lista de estádios para sediar a Copa do Mundo de 2030 prejudicou tanto o Valencia quanto a cidade. De fato, foi o alerta necessário para reativar o projeto Nou Mestalla, refinanciando sua dívida por meio de uma linha de crédito de 121 milhões de euros e um empréstimo-ponte de 65 milhões de euros.

Um dos pontos mais importantes é o aumento significativo da capacidade que o novo estádio trará, de 49.430 no atual coliseu para 70.044 espectadores. "Será um estádio de última geração com capacidade para sediar jogos no mais alto nível da FIFA e da UEFA", diz o clube .

O clube explica em seu comunicado à imprensa que planejou tudo para melhorar ao máximo a experiência do torcedor. Assim, embora não tenha um teto, o Nou Mestalla garantirá o conforto de quem entrar nele:

"Um dos grandes valores do novo estádio será o teto translúcido que filtrará a luz do Mediterrâneo, protegendo 100% dos assentos do sol e da chuva, estendendo o efeito acústico das arquibancadas para o campo e no qual será implementada uma instalação fotovoltaica", explicam.