Entre os destaques, está o retorno à glória de um time que não vencia sua liga há 11 anos. Por outro lado, o calvário de Pep Guardiola continua.
Veja abaixo nossa lista dos principais vencedores e derrotados da rodada.
Os vencedores
1) Vélez Sarsfield
Onze anos após seu último título nacional, o Vélez se proclamou campeão da Argentina mais uma vez. Tudo isso com um campanha que teve 12 vitórias em 14 partidas entre junho e setembro. A equipe treinada por Gustavo Quinteros se manteve líder nas rodadas finais depois de ameaçar ser ultrapassada pelo rival Talleres.
O momento de glória veio depois de uma vitória por 2 a 0 em casa contra o Huracán. Foi a repetição de uma das finais mais angustiantes e históricas do futebol argentino, a que deu o título em 2009 ao Vélez, após uma partida cheia de drama e uma chuva de granizo que interrompeu o certame por quase meia hora.
2) Atlético de Madri
A terceira roda da LaLiga foi surpreendente. O Atlético de Madri venceu o Getafe por 1 a 0 no domingo e subiu para o topo da tabela junto com o Barcelona, que foi derrotado em casa pelo Leganés. O triunfo da equipe de Diego Simeone, o 11º consecutivo em todas as competições, confirma o excelente momento dos Colchoneros, que agora são candidatos ao título na Espanha.
Com apenas 31 gols marcados e 11 sofridos, o time alvi-rubro de Madri está consolidando sua posição como a terceira força da liga espanhola. Isso tudo se deve, em parte, ao ressurgimento de Antoine Griezmann e à contribuição ofensiva de Alexander Sorloth, que marcou o gol decisivo deste domingo e agora é o artilheiro da equipe no campeonato com 7 gols, o mesmo número do talismã francês.
3) Mainz
A sexta vitória do Mainz na temporada, no sábado, foi a mais doce e bonita de todas. O time de Bo Henriksen surpreendeu o Bayern de Munique, líder da Bundesliga, por 2 a 1 e, assim, conseguiu subir para a 7ª posição na tabela. O destaque da equipe foi Lee Jae-Sung, que marcou seus primeiros dois gols na temporada.
O coreano de 32 anos conseguiu fazer de bobo o seu compatriota mais ilustre, Kim Min-Jae, zagueiro central do gigante bávaro.
Os perdedores
1) Valencia
Em último lugar na LaLiga, com apenas 10 pontos, o Valencia não consegue sair da escuridão. A terceira derrota consecutiva em casa para o Valladolid ampliou a crise da equipe treinada por Ruben Baraja, que foi derrotada mais uma vez por um concorrente direto na luta contra o rebaixamento.
O fracasso mais recente colocou o Valencia na lanterna do Espanhol.

2) Barcelona
Foram 80% de posse de bola, 2,67 xG e impressionantes 20 finalizações. Apesar dessas estatísticas, o Barcelona não só não conseguiu levar a melhor sobre o Leganés, como como foi derrotado pelo time de Madri, tudo isso diante da sua própria torcida, para quem Lamine Yamal havia exibido o Prêmio Golden Boy antes da partida.
Sergio González fez o gol do jogo logo aos 4 minutos de duelo, mas o Barça não conseguiu chegar ao empate após 90 minutos. Além do revés, o time catalão terá de avaliar uma torção no tornozelo direito sofrida por Yamal, seu jogador mais importante.

3) Manchester City
Oito derrotas em onze jogos é um recorde negativo para qualquer um. Em se tratando de Manchester City, um dos times mais fortes do mundo no papel, é ainda mais notícia. Mas o desastre da equipe de Pep Guardiola no clássico de Manchester de domingo foi doloroso por um motivo especial - a maneira como aconteceu. Liderando o placar até os 40 minutos do segundo tempo, o City foi surpreendido e levou a virada em poucos minutos.