Mais

Vélez campeão, City no chão: Veja os principais vencedores e derrotados do fim de semana

Jogadores do Vélez comemoram o título de campeão argentino
Jogadores do Vélez comemoram o título de campeão argentinoAlejandro Pagni / AFP
O ano está acabando, mas o futebol ainda pega fogo ao redor do mundo. Quem se deu bem e quem se deu mal neste fim de semana no planeta bola?

Entre os destaques, está o retorno à glória de um time que não vencia sua liga há 11 anos. Por outro lado, o calvário de Pep Guardiola continua.

Veja abaixo nossa lista dos principais vencedores e derrotados da rodada.

Os vencedores

1) Vélez Sarsfield

Onze anos após seu último título nacional, o Vélez se proclamou campeão da Argentina mais uma vez. Tudo isso com um campanha que teve 12 vitórias em 14 partidas entre junho e setembro. A equipe treinada por Gustavo Quinteros se manteve líder nas rodadas finais depois de ameaçar ser ultrapassada pelo rival Talleres.

O momento de glória veio depois de uma vitória por 2 a 0 em casa contra o Huracán. Foi a repetição de uma das finais mais angustiantes e históricas do futebol argentino, a que deu o título em 2009 ao Vélez, após uma partida cheia de drama e uma chuva de granizo que interrompeu o certame por quase meia hora.

2) Atlético de Madri

A terceira roda da LaLiga foi surpreendente. O Atlético de Madri venceu o Getafe por 1 a 0 no domingo e subiu para o topo da tabela junto com o Barcelona, que foi derrotado em casa pelo Leganés. O triunfo da equipe de Diego Simeone, o 11º consecutivo em todas as competições, confirma o excelente momento dos Colchoneros, que agora são candidatos ao título na Espanha.

Com apenas 31 gols marcados e 11 sofridos, o time alvi-rubro de Madri está consolidando sua posição como a terceira força da liga espanhola. Isso tudo se deve, em parte, ao ressurgimento de Antoine Griezmann e à contribuição ofensiva de Alexander Sorloth, que marcou o gol decisivo deste domingo e agora é o artilheiro da equipe no campeonato com 7 gols, o mesmo número do talismã francês.

3) Mainz

A sexta vitória do Mainz na temporada, no sábado, foi a mais doce e bonita de todas. O time de Bo Henriksen surpreendeu o Bayern de Munique, líder da Bundesliga, por 2 a 1 e, assim, conseguiu subir para a 7ª posição na tabela. O destaque da equipe foi Lee Jae-Sung, que marcou seus primeiros dois gols na temporada.

O coreano de 32 anos conseguiu fazer de bobo o seu compatriota mais ilustre, Kim Min-Jae, zagueiro central do gigante bávaro.

Os perdedores

1) Valencia

Em último lugar na LaLiga, com apenas 10 pontos, o Valencia não consegue sair da escuridão. A terceira derrota consecutiva em casa para o Valladolid ampliou a crise da equipe treinada por Ruben Baraja, que foi derrotada mais uma vez por um concorrente direto na luta contra o rebaixamento.

O fracasso mais recente colocou o Valencia na lanterna do Espanhol.

Fundo do poço
Fundo do poçoFlashscore

2) Barcelona

Foram 80% de posse de bola, 2,67 xG e impressionantes 20 finalizações. Apesar dessas estatísticas, o Barcelona não só não conseguiu levar a melhor sobre o Leganés, como como foi derrotado pelo time de Madri, tudo isso diante da sua própria torcida, para quem Lamine Yamal havia exibido o Prêmio Golden Boy antes da partida.

Sergio González fez o gol do jogo logo aos 4 minutos de duelo, mas o Barça não conseguiu chegar ao empate após 90 minutos. Além do revés, o time catalão terá de avaliar uma torção no tornozelo direito sofrida por Yamal, seu jogador mais importante.

Os cinco primeiros da LaLiga
Os cinco primeiros da LaLigaFlashscore

3) Manchester City

Oito derrotas em onze jogos é um recorde negativo para qualquer um. Em se tratando de Manchester City, um dos times mais fortes do mundo no papel, é ainda mais notícia. Mas o desastre da equipe de Pep Guardiola no clássico de Manchester de domingo foi doloroso por um motivo especial - a maneira como aconteceu. Liderando o placar até os 40 minutos do segundo tempo, o City foi surpreendido e levou a virada em poucos minutos.