Após a aprovação relutante da UEFA no início desta semana, Tebas confirmou o local da partida da 17ª rodada.
Confira a classificação da LaLiga
"Este é um jogo entre os 380 que compõem a temporada," afirmou Tebas em comunicado nesta quarta-feira, defendendo a decisão. A LaLiga representa milhões de torcedores ao redor do mundo, incluindo muitos que acompanham seus times com paixão e merecem a chance de vê-los ao vivo pelo menos uma vez", afirma.
"Esta partida tem como objetivo aproximar nosso futebol dessa base global de fãs, sem diminuir nosso compromisso com aqueles que acompanham presencialmente nos estádios da Espanha toda semana", justifica.
O cadastro para a pré-venda de ingressos já está aberto em LALIGAMIAMI.com e as vendas começam em 22 de outubro, enquanto a LaLiga segue empenhada em ampliar sua presença no lucrativo mercado norte-americano.
UEFA critica decisão
Inspirada nas estratégias da NFL e da NBA, a liga espanhola já persegue suas ambições transatlânticas há quase uma década, embora tenha enfrentado resistência de torcedores, jogadores e da própria UEFA.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, demonstrou reservas quanto à iniciativa, afirmando: "As partidas de liga devem ser disputadas em seus países de origem. Qualquer outra coisa prejudica os torcedores fiéis que vão aos jogos e pode introduzir elementos distorcidos nas competições", diz.
"Embora seja lamentável permitir que esses dois jogos aconteçam, esta decisão é excepcional e não deve ser vista como precedente," acrescentou, referindo-se também ao duelo entre Milan x Como pela Serie A, que será realizado em Perth, na Austrália, no início de fevereiro.
"Nosso compromisso é claro: proteger a integridade das ligas nacionais e garantir que o futebol permaneça enraizado em seu ambiente de origem," completou.
Compensação para diminuir o incômodo
Para atender às preocupações dos torcedores locais, a LaLiga confirmou que os sócios do Villarreal receberão compensação. Aqueles que desejarem ir ao jogo em Miami terão os custos de viagem cobertos, enquanto quem optar por não viajar receberá 30% de desconto no valor do carnê de sócio.
"Esta é uma oportunidade única para o Villarreal ampliar seu crescimento e fortalecer sua presença em um mercado tão importante quanto os Estados Unidos," declarou o presidente do Villarreal, Fernando Roig, em nota oficial.
"Sabemos que jogar essa partida fora de casa terá impacto para nossos sócios, por isso estamos adotando medidas concretas e significativas para compensá-los. Temos confiança de que será uma grande experiência."
O jogo, que será realizado no Hard Rock Stadium, com capacidade para 65 mil pessoas, evidencia a tensão entre as ambições globais do futebol e suas raízes nas comunidades locais.
Enquanto a LaLiga busca apresentar seu produto a um público internacional, a decisão reacendeu debates sobre o equilíbrio entre interesses comerciais e as tradições do esporte.