Já se passaram mais de 11 anos desde o último El Clásico de Alonso pelo Real Madrid — a final da Copa do Rei 2013/14, marcada pela famosa arrancada de Gareth Bale, no Mestalla. Mais tarde, ele enfrentaria o Barcelona novamente pelo Bayern de Munique, mas no domingo retorna à rivalidade do banco de reservas.
Saiba tudo sobre Real Madrid x Barcelona
Durante sua carreira como jogador, o Barcelona foi o adversário mais frequente de Xabi Alonso. Entre passagens por Real Madrid, Real Sociedad, Liverpool e Bayern de Munique, ele disputou 30 partidas contra os catalães.
A maior parte delas foi com os merengues — 20 jogos —, além de 6 pela Real Sociedad, 2 pelo Liverpool e 2 pelo Bayern de Munique.
O retrospecto, no entanto, não era favorável. Alonso somou apenas 8 vitórias em 30 partidas, com 7 empates e 15 derrotas. Muitos desses confrontos aconteceram durante a era dominante de Pep Guardiola no Barcelona.
Em 20 clássicos pelo Real Madrid, ele venceu 5, empatou 6 e perdeu 9.
Xabi Alonso também enfrentou o Barça em competições europeias. Pelo Liverpool, nas oitavas de final da Champions League 2006/07, ajudou os Reds a avançarem graças à regra dos gols fora de casa: derrota por 2 a 1, no Camp Nou, e vitória por 1 a 0, em Anfield.
Mais tarde, nas semifinais da Champions 2014/15, pelo Bayern, sofreu uma derrota por 3 a 0 na ida. Apesar da vitória por 3 a 2 na volta, viu o Barcelona avançar à final.
Um dado curioso evidencia a intensidade desses confrontos: o Barça foi o time contra o qual Alonso recebeu mais cartões amarelos em sua carreira — 17 no total. Poucos jogos exigiram tanto de sua habilidade e resistência como El Clásico.
Agora como treinador, Alonso chega com um histórico bem mais favorável. Em 255 partidas no banco de reservas, acumula 142 vitórias, 57 empates e 56 derrotas. Desde sua experiência de elite no Bayer Leverkusen, são 157 jogos, com 102 vitórias, 34 empates e apenas 21 derrotas.
Se sua trajetória como jogador contra o Barcelona foi marcada por frustrações, o próximo domingo oferece a Xabi Alonso a oportunidade de reescrever essa história, desta vez da linha lateral.
