Horas depois do Athletic anunciar que havia recebido o aval da FIFA para contratar e registrar o jogador, a Federação Espanhola (RFEF) solicitou a transferência internacional vinda da Arábia Saudita. Uma vez concluído esse procedimento administrativo, já se pode dizer com todas as letras: Aymeric Laporte é um jogador do Athletic.
Confira a classificação da LaLiga
Ele retorna ao clube onde foi formado como jogador desde os 15 anos de idade. Por lá, vai reencontrar velhos conhecidos, como o próprio Ernesto Valverde, que o treinou em quatro das seis temporadas em que jogou no time principal.
"É um grande dia para mim. É uma temporada empolgante e estou realmente ansioso para chegar a San Mames, para poder ajudar a equipe, que é tudo o que eu queria", disse Laporte em um vídeo divulgado pelo Athletic.
Laporte fez sua estreia no time principal do Bilbao sob o comando de Marcelo Bielsa contra o Hapoel Kiryat Shmona na fase de grupos da Liga Europa, aos 18 anos. Seis anos depois, após pagar sua cláusula de compra de 65 milhões de euros, ele deixou para trás 222 jogos e 10 gols com a camisa vermelha e branca e se transferiu para o Manchester City em janeiro de 2018. Lá, ele conquistou 13 títulos.

Ele também aumentou sua presença na equipe nacional espanhola, com a qual venceu a Liga das Nações em 2023 e o Campeonato Europeu em 2024. Seus agora novos companheiros de equipe Unai Simón, Dani Vivian e Nico Williams estavam lá.
"Laporte se despediu em 2018 com um 'até breve' e agora prioriza o projeto do Athletic Bilbao e retorna à sua casa", destacou o clube basco em seu anúncio oficial.