Mais

Palmeiras alcança maior virada da história em semis de Libertadores

Atualizada
Palmeiras de Gustavo Gómez conseguiu virada épica contra LDU
Palmeiras de Gustavo Gómez conseguiu virada épica contra LDUMiguel SCHINCARIOL / AFP

O Palmeiras alcançou um feito inédito ao reverter a desvantagem de 3 a 0 contra a LDU e chegar à final da Libertadores 2025.

Pela primeira vez, uma equipe superou uma desvantagem de mais de dois gols nas semis da maior competição sul-americana. O Verdão goleou por 4 a 0 no Allianz Parque e buscou a virada épica.

Veja como foi Palmeiras 4x0 LDU

A diferença de 3 a 0 foi revertida em outras cinco ocasiões na Libertadores, mas em fases anteriores.

Em 1993, o Sporting Cristal avançou às quartas de final ao bater o El Nacional por 4 a 0 no jogo de volta, após levar 3 a 0 na ida. Em 1999, o Cerro Porteño conseguiu o mesmíssimo feito contra o Estudiantes de Mérida.

Nas oitavas de final de 2000, o Nacional-URU foi eliminado pelo Bolívar nos pênaltis depois de ter sua vantagem de 3 a 0 da ida igualada na partida de volta.

A LDU passou o carro em Quito
A LDU passou o carro em QuitoPalmeiras

A maior virada da história da Libertadores aconteceu nas oitavas de final de 2012, e foi protagonizada pela Universidad de Chile. La U conseguiu reverter um 4 a 1 sofrido diante do Deportivo Quito ao golear os equatorianos por 6 a 0 no jogo de volta, em Santiago.

Por fim, em 2017 o River Plate aplicou um 8 a 0 sobre o Jorge Wilstermann após perder por 3 a 0 na ida.

Quais as maiores viradas das semifinais de Libertadores?

Nas semis, as maiores viradas antes do feito do Palmeiras foram com apenas dois gols de diferença – e em apenas duas ocasiões.

A primeira foi em 2007, quando o Boca Juniors desfez um 3x1 para o Cúcuta Deportivo, da Colômbia, ao ganhar a volta na Bombonera por 3 a 0.

A segunda foi com o Atlético-MG, na campanha do título de 2013. Os mineiros perderam de 2 a 0 do Newell's Old Boys na Argentina e devolveram o placar em casa, classificando-se nos pênaltis.

Exemplo da Champions

Na Champions League, a irmã europeia da Libertadores, a maior virada de todos os tempos foi de 4x0 para 6x1.

Nas oitavas de final de 2017, após apanhar do Paris Saint-Germain na França, o Barça de Messi e Neymar fez meia dúzia de gols nos rivais no Camp Nou.

Palmeiras quase virou 5

Até a façanha contra a LDU, a maior virada do Verdão na Libertadores ficou no quase.

Nas quartas de final de 1995, o Palmeiras apanhou de 5 a 0 para o Grêmio em Porto Alegre. No jogo da volta, o Alviverde levou um gol logo aos 8 minutos, mas por pouco não conseguiu a virada necessária.

O jogo acabou 5 a 1 para o time de Parque Antártica, que passou perto de conseguir o 6º gol no final do jogo.

A segunda maior virada do Palmeiras que fez o time avançar na Libertadores foi nas oitavas de final de 2000, quando perdeu do Penãrol por 2 a 0 fora de casa, e venceu por 3 (3) x (2) 1 na volta.