Mais

Veja top 3 razões para se empolgar com a Conference League, que começa nesta quinta (2)

A Fiorentina é uma das favoritas ao título
A Fiorentina é uma das favoritas ao títuloGABRIELE MALTINTI / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Esta quinta-feira (2) marca o início da quinta temporada da UEFA Conference League. Serão 36 times sonhando em chegar à decisão em Leipzig, em maio de 2026.

A competição é considerada a 3ª divisão dos torneios de clubes europeus, mas a emoção é sempre de primeira.

Veja aqui a tabela completa da Liga Conferência

Confira a seguir as top 3 três razões para acompanhar a Conference League nesta temporada.

 

1) Uma competição para todos

Um dos pontos que a UEFA sempre ressaltou é que a Conference League permite que clubes de toda a Europa vivenciem o futebol continental. Até agora, a UECL tem cumprido bem esse papel.

Em quatro edições do torneio até aqui, 121 clubes diferentes participaram do campeoanto, representando 48 países. Para efeito de comparação, a UEFA conta com 55 federações.

Talvez o aspecto mais interessante da UECL seja a presença de países que participam de uma fase de grupos europeia pela primeira vez. Desde a criação da Conference League, 12 nações tiveram um clube estreando em uma fase de grupos. Malta é a mais recente a entrar para essa lista, já que o Hamrun Spartans avançou com sucesso pelas fases preliminares.

Atualmente, apenas três países nunca tiveram um time em uma competição europeia de clubes: Andorra, Montenegro e San Marino.

Os 36 times representam 29 países diferentes na UECL. Esse número supera as outras duas competições de clubes da UEFA, com apenas 16 países na UCL e 23 na UEL.

Portanto, para quem gosta de ver clubes de toda a Europa disputando uma competição continental – e não apenas os grandes –, a UECL é o lugar certo.

2) Muitos times estreantes

Na abertura desta quinta-feira, 15 clubes vão disputar a fase de grupos/fase de liga da UECL pela primeira vez. Na verdade, dois terços desses times nunca haviam chegado a essa etapa de uma competição europeia, tornando o momento ainda mais especial para eles.

A renovação em relação à temporada passada é ainda mais impressionante. Apenas oito clubes que disputaram as fases principais da Conference League continuam, menos de 25%!

Para comparar, tanto a Champions League quanto a Europa League têm mais de 50% dos times da edição anterior retornando para a fase de liga neste outono europeu.

A primeira rodada também trará duelos inéditos – apenas um confronto reúne equipes que já se enfrentaram em competições europeias. Isso deve se repetir ao longo da temporada, especialmente na fase de liga.

3) Um novo campeão garantido

Diferente da UCL e da UEL, a Conference League terá obrigatoriamente um novo campeão nesta temporada. A Fiorentina é o único time que já chegou à final do torneio, feito alcançado duas vezes. O AZ é o outro clube que já chegou à semifinal.

A expectativa de ver um novo campeão europeu – algo que já aconteceu duas vezes na curta história da UECL – é mais um atrativo.

Fiorentina, Shakhtar Donetsk, Dynamo de Kiev, Slovan Bratislava e Aberdeen já conquistaram títulos europeus, todos eles – exceto o Shakhtar – na extinta Recopa Europeia (os ucranianos venceram a UEFA Cup, atual Europa League). Outros dois times – AZ e Rapid Viena – já chegaram a uma final.

Atualmente, o estreante continental Crystal Palace aparece como grande favorito ao título, o que faria do clube o terceiro inglês diferente a levantar o troféu.

Aliás, cinco países diferentes já tiveram finalistas na UECL: Inglaterra, Itália, Espanha, Holanda e Grécia. Todos esses países contam com um representante nesta edição, o que aumenta as chances de vermos uma nova nação entrando para essa lista.

Temos tudo para viver mais uma temporada especial de Conference League. Se esta campanha repetir o nível das quatro anteriores na curta história do torneio, certamente será inesquecível.