O time italiano, por outro lado, tenta se redimir da derrota na decisão do ano passado para o West Ham.
Siga Fiorentina x Olympiacos em tempo real
A final da Conference League será disputada no estádio do AEK em Atenas, a 15km da sede do Olympiacos, às 16h (de Brasília).
Olympiacos tem técnico campeão
Um trunfo para os gregos é José Luis Mendilibar, que assumiu o comando do Olympiacos em fevereiro. Na última temporada, o técnico espanhol levou o Sevilla ao título Liga Europa.
"Todo o cenário é muito semelhante", disse Mendilibar em uma entrevista à UEFA.

O Olympiacos começou a temporada na Liga Europa, mas foi eliminado na fase de grupos. O primeiro jogo de Mendilibar no comando foi no início da campanha da Liga Conferência, com uma vitória nos playoffs da fase eliminatória sobre o Ferencvaros. Agora, ele espera fazer história com o clube.
"Seria incrível. Entraríamos para a história do Olympiacos e do futebol grego", admitiu o técnico.
Ayoub El Kaabi será a esperança de gols do time de Mendilibar. O marroquino é o artilheiro da competição nesta temporada, apesar de sua equipe não ter participado da fase de grupos, marcando 10 gols em oito jogos.
Com o ex-flamenguista Rodinei no elenco, o Olympiacos tenta repetir o sucesso de sua equipe juvenil, que venceu o Milan no mês passado e se sagrou campeão da UEFA Youth League.
Fiorentina tem experiência em finais
A Fiorentina se tornou o primeiro clube italiano a ganhar um título continental ao conquistar a primeira Copa dos Campeões, em 1961, mas nunca conseguiu repetir o feito.
Eles chegaram muito perto na última temporada, perdendo a final da Liga Conferência por 2 a 1 para o West Ham com um gol aos 45 do 2º tempo.

A Viola perdeu duas decisões na última temporada, e tenta levantar um troféu pela primeira vez desde 2001.
"Infelizmente, nessas partidas, deus está nos detalhes. O menor lapso de concentração pode levar a erros e você tem que ser perfeito", disse o técnico Vincenzo Italiano em entrevista ao site da UEFA.
A Fiorentina está invicta no torneio e chega para a decisão contra o Olympiacos com a maior invencibilidade de sua história em jogos internacionais (13 jogos seguidos sem perder).
Veja o retrospecto dos dois times na Liga Conferência 2023/24