Mais

Osasuna recebe autorização da UEFA para disputar a Conference League

UEFA valorizou o trabalho realizado pelo clube para esclarecer a situação
UEFA valorizou o trabalho realizado pelo clube para esclarecer a situaçãoProfimedia
Após várias semanas de luta, o Osasuna jogará a Conference League na temporada 2023/24.

Após a conclusão do processo perante o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) sob a fórmula "Consent Award", a UEFA determinou que o Osasuna é elegível para participar da próxima edição da Conference League.

O órgão regulador do futebol europeu concluiu que o clube foi vítima dos fatos ocorridos há quase 10 anos e valorizou o trabalho realizado pelo clube para esclarecer a situação. Por esse motivo, devolveu-lhes o que ganharam no campo e o que lhes foi tirado nos tribunais.

Foi o que disse o clube de Pamplona em um comunicado oficial:

"O Club Atlético Osasuna jogará na Liga da Conferência 2023/24, após a conclusão do processo perante o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) sob a fórmula 'Prêmio de Consentimento'. Tendo em vista as novas evidências fornecidas pelo clube em defesa de sua participação na competição, a UEFA concluiu que o Osasuna foi vítima dos eventos ocorridos há quase uma década e apreciou a iniciativa tomada pela instituição para esclarecê-los. Consequentemente, a UEFA considera o Osasuna elegível para participar da atual edição da competição europeia.

Portanto, o Osasuna estará presente no dia 7 de agosto no sorteio do playoff da Liga da Conferência, que será realizado nos dias 24 e 31 de agosto. A decisão da UEFA e a ratificação do CAS põem fim, tanto nos tribunais ordinários quanto no sistema de justiça esportiva, à luta que o clube manteve nos últimos dois meses em defesa de seus direitos e dos de seus membros.

O Osasuna conquistou seu lugar na Europa dentro de campo
O Osasuna conquistou seu lugar na Europa dentro de campoProfimedia

Abertura de processo por recorrer aos tribunais ordinários

Por outro lado, a UEFA abriu um processo disciplinar contra o Osasuna por ter recorrido aos tribunais ordinários nesse processo, o que não impedirá o clube de participar da Conference League. O clube aceitará a penalidade imposta pela UEFA e expressou seu compromisso com o órgão máximo do futebol europeu de não levar questões esportivas aos tribunais comuns. 

O Osasuna decidiu recorrer ao CAS depois que a UEFA decidiu, em 4 de julho, excluí-lo das competições europeias por seu envolvimento em manipulação de resultados durante a temporada 2013/14. Isso abriu as portas do velho continente para o Athletic de Bilbao, que terá de se contentar com a LaLiga e a Copa del Rey.