Mais

West Ham e Fiorentina disputam Conference League para encerrar décadas sem títulos

West Ham e Fiorentina disputam Conference League para encerrar décadas sem títulos
West Ham e Fiorentina disputam Conference League para encerrar décadas sem títulosProfimedia
West Ham e Fiorentina disputarão a final da Liga da Conferência em Praga, às 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira, um título europeu de prestígio que também significará, para a equipe vencedora, o fim de décadas sem títulos.

Os Hammers não levantam um troféu desde que venceram a FA Cup contra o Arsenal em 1980. E o único título europeu na sala de troféus do clube londrino é a Copa dos Vencedores da Copa de 1965. A outra final continental que disputaram, também na extinta Copa dos Vencedores das Copas, foi perdida para o Anderlecht em 1976.

A Fiorentina tem alguns títulos a mais do que seus rivais, mas o último deles data de mais de duas décadas, ou seja, da "Coppa" conquistada contra o Parma na temporada 2000-2001.

Em nível europeu, a "Viola" também tem um histórico um pouco melhor, com um título da Copa dos Vencedores das Copas (1961) e finais perdidas na Copa da Europa (1957), na Copa dos Vencedores das Copas (1962) e na Copa da UEFA (1990).

Último trem para a Europa

As duas equipes também chegam a essa final europeia depois de não terem correspondido às expectativas em seus respectivos campeonatos: o time de David Moyes terminou em 14º lugar na Premier League, enquanto o time de Vincenzo Italiano terminou em 8° na Serie A, fazendo com que o título da Conference League seja a única chance de ambos disputarem a competição europeia na próxima temporada.

Em uma final muito aberta a ser disputada na Eden Arena, na capital tcheca, o time inglês aparece como ligeiro favorito, pelo menos com base nos resultados desse torneio.

Depois de passar da fase preliminar com uma vitória agregada de 6 a 1 sobre o time dinamarquês Viborg, o West Ham passou pela fase de grupos com vitórias sobre Anderlecht, Silkeborg e Steaua Bucharest.

Nos play-offs, o time superou o AEK Larnaca nas oitavas de final (6 a 0 no placar agregado), o Gent nas quartas de final (5 a 2) e o AZ Alkmaar nas semifinais (3 a 1), sem perder um único jogo.

A Fiorentina, por outro lado, teve mais dificuldades. A equipe eliminou o Twente por 2 a 1 no placar agregado e terminou em segundo lugar no grupo, atrás do Basaksehir da Turquia, o que a obrigou a disputar uma repescagem para chegar às oitavas de final, onde venceu o Braga por 7 a 2 no placar agregado.

Acompanhe Fiorentina x West Ham, ao vivo, pelo Flashscore

Adeus a Rice?

Sivasspor (5 a 1), Lech Poznan (6 a 4) e Basel (4 a 3) foram os sucessivos obstáculos superados até a final. Particularmente difícil foi a semifinal contra os suíços, que venceram por 2 a 1 em Florença. Na partida de volta, o argentino Nicolas Gonzalez forçou a prorrogação com dois gols, e o tcheco Antonin Barak classificou os italianos com um gol nos acréscimos da prorrogação.

O West Ham também parece ter uma equipe melhor. O internacional Declan Rice, que tem sido associado ao Arsenal, Manchester City e Bayern de Munique, pode jogar sua última partida pelos Hammers e divide o meio-campo com o espanhol Pablo Fornals e o brasileiro Lucas Paquetá, com o jamaicano Michail Antonio, o francês Said Benrahma e Jarrod Bowen como pontas de lança.

Justamente, a linha de ataque é a mais destacada da Fiorentina, pelo menos nesta edição da Liga da Conferência, com quatro jogadores marcando um total de 23 gols: o brasileiro Arthur Cabral (7), o sérvio Luka Jovic (6) e os já mencionados Barak e Nico González (5 cada). Não se esqueça