Portugal encara a Dinamarca nesta fase, e tenta vencer o torneio pela 1ª vez desde 2019. Será que seu líder e talismã, Cristiano Ronaldo, de 40 anos, é a chave para o bicampeonato?
Ele é um dos melhores jogadores de todos os tempos, mas sua inclusão na equipe é apenas vaidade ou os números realmente sustentam a crença de que ele ainda pode fazer a diferença?
Do ponto de vista de gols na atual competição, sua escalação faz sentido, já que os 5 gols marcados são quase a metade do total combinado (12) de todos os outros jogadores portugueses na competição até o momento.
Como também acertou a trave três vezes, ele quase conseguiu 8 gols em seus 5 jogos na Liga das Nações de 2024/25. Destes cinco gols que marcou, apenas um foi de pênalti.
Pontaria ruim
Apesar de ainda ser o jogador que é procurado por sua capacidade de vencer partidas, a pontaria de Ronaldo atualmente não está boa. Na verdade, a estatística de precisão de chute de 38,9% é a segunda pior do time de Portugal.
Bernardo Silva e João Félix estão registrando números de 100% e 83,3%, respectivamente.
Ronaldo também perdeu cinco grandes chances de gol na competição até agora, o maior número da seleção portuguesa.
Dos jogadores de Portugal que tentaram pelo menos cinco dribles no atual torneio, a taxa de sucesso de 60% de Ronaldo o coloca no topo dessa métrica junto com Bruno Fernandes. Ambos completaram três dribles, embora Bruno esteja muito mais envolvido no jogo, já que seus 380 toques na bola na Liga das Nações são mais do que o dobro dos 182 de CR7.

A precisão de passe de Cristiano, de 85,8%, também parece ser boa, mas apenas dois outros jogadores da equipe têm um desempenho pior. Seu total de 127 passes também está bem atrás de muitos de seus colegas, como Ruben Dias (314), Vitinha (352) e Nuno Mendes (404).
Embora seja verdade como ponta ele não necessariamente precise se envolver no jogo tanto quanto seus companheiros, Ronaldo ainda tem de oferecer valor quando solicitado durante os 90 minutos. O astro tem apenas três desarmes em cinco jogos.
Confira a tabela da Liga das Nações
Em termos de recuperação de bola, apenas Diogo Jota, com 3, é pior do que as 6 de Cristiano, enquanto Nuno Mendes, com 28, e Bruno Fernandes, com 23, lideram nesse quesito.
No entanto, Portugal não é um time que morde muito. A equipe de Roberto Martinez tem sido uma das mais leais do torneio. Apenas Bruno Fernandez tem mais de um cartão amarelo até o momento.

É hora de CR7 ficar no banco?
Em termos aéreos, onde se poderia esperar que Ronaldo ainda se sobressaísse, o jogador de 40 anos surpreendentemente venceu apenas dois de 10 duelos de cabeça.
Ele está entre os piores da equipe tanto nos duelos pelo alto, como pelo chão. Até mesmo Rafa Leão, cuja proeza aérea não é notável, venceu três de três.
Siga Portugal x Dinamarca em tempo real
Os dois atacantes Ronaldo e Leão também foram pegos em impedimento quatro vezes cada um, os únicos dois jogadores pegos "embaixo da saia" mais de uma vez. Atrasar suas jogadas em apenas uma fração de segundo pode garantir que a dupla tenha mais sucesso no terço final.
Em última análise, o sonho declarado de Ronaldo de ser campeão da Liga das Nações ainda está vivo, e Martinez claramente vê algo no jogador do Al-Nassr com o qual ele acha que pode trabalhar.
Talvez seja a sua presença motivacional no vestiário que não pode ser medida em números e isso, por si só, já é uma razão suficiente para mantê-lo no time. Afinal de contas, Ronaldo continuou a mostrar que, com a mentalidade certa e a dedicação ao trabalho, tudo é possível.

Para ser justo, ele também está longe de ser o pior jogador de Portugal, mas sua influência está definitivamente diminuindo, como seria de se esperar de alguém com 40 anos de idade.
Segundo os dados, Portugal estaria prestando um grande desserviço a si mesmo se considerasse a possibilidade de levar CR7 para a Copa do Mundo de 2026.
Em resumo, independentemente do triunfo na Liga das Nações, finalmente chegou a hora de Cristiano se despedir graciosamente enquanto ainda está no topo.
