Mais

25 anos da Sétima: A Liga dos Campeões que mudou a história recente do Real Madrid

Real Madrid celebra histórica conquista da Champions
Real Madrid celebra histórica conquista da ChampionsReal Madrid
Em um dia como hoje, 20 de maio, há 25 anos, em Amsterdã, o Real Madrid ganhou a Liga dos Campeões contra a Juventus. Era a sétima, a mais aguardada depois de 32 anos de seca. O gol de Mijatovic entrou para a história, uma história que mudou como resultado desse título e que fez com que os Los Blancos caminhassem para 14 títulos de Champions.

Um dos momentos mais especiais para o clube de Chamartín, e foram muitos ao longo de sua história centenária, aconteceu aos 21 minutos do segundo tempo da final contra a Juve de Zinedine Zidane. Mijatovic pegou a bola dentro da área e conseguiu encontrar o espaço para vencer Peruzzi.

Antes e depois, houve muito sofrimento porque a Juventus, na época, era a favorita. Não apenas por causa de Zizou, mas também por causa de Del Piero, Deschamps, Davids ou Inzaghi, entre outros. Era sua terceira final consecutiva. Não foi um feito fácil. Mas o Real Madrid cresceu diante da adversidade e se tornou campeão europeu pela sétima vez, a primeira na era moderna do futebol.

A jornada

O caminho não foi fácil e também foi épico. O time superou o Porto, o Olympiacos e o Rosenborg na fase de grupos. Nos play-offs, com um Karembeu estelar, eliminaram o Bayer Leverkusen e o Borussia Dortmund. E na final, o gol de Pedja por 1 a 0 foi suficiente.

Desde então, o dia 20 de maio está marcado em letras douradas no museu do Real Madrid. Sob a presidência de Lorenzo Sanz, os Merengues recuperaram sua grandeza e iniciaram uma nova era de domínio que os levou a conquistar mais sete títulos nos últimos 25 anos.

Escalação

1- Real Madrid: Illgner; Panucci, Hierro, Sanchís, Roberto Carlos; Seedorf, Karembeu, Redondo, Raúl (Amavisca, 90'); Mijatovic (Suker, 89') e Morientes (Jaime, 81').

0- Juventus: Peruzzi; Torricelli, Iuliano, Montero, Di Livio (Tacchinardi, 46'); Deschamps (Conte, 77'), Davids, Zidane, Pessotto (Fonseca, 70'); Del Piero e Inzaghi.