Mais

Ausência de Bellingham faz Real Madrid enfrentar Atlético sem "quarteto fantástico”

Real Madrid terá que se virar sem Bellingham dentro de casa
Real Madrid terá que se virar sem Bellingham dentro de casaJuan Manuel Serrano Arce / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Real Madrid, que demorou a engrenar nesta temporada, será testado nesta terça-feira (4), sem o suspenso Jude Bellingham, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Carlo Ancelotti deveria ter escalado o “quarteto fantástico" no clássico europeu, cuja partida de volta está marcada para 12 de março no Metropolitano, mas o técnico italiano não contará com o inglês por ter acumulado três cartões amarelos depois de receber um no último jogo contra o Manchester City em 19 de fevereiro.

Confira a tabela completa da Champions League

O astro francês Kylian Mbappé se juntou ao tridente da última temporada, formado por Bellingham e pelos brasileiros Vinicius Junior e Rodrygo, que levaram o Real Madrid aos títulos da Liga dos Campeões e da LaLiga.

Prévia de Real Madrid x Atlético de Madrid
Flashscore

Apesar de Ancelotti ser considerado um técnico que sabe tirar o melhor de seus jogadores, nesta temporada ele precisou de tempo para que Mbappé se adaptasse ao seu sistema e a equipe começou com vários resultados negativos na Europa que a obrigaram a jogar uma repescagem para chegar às oitavas de final.

Demonstração contra o City

Mas, nessa repescagem, contra outro gigante do continente como o campeão inglês Manchester City, o “Fantastic 4” mostrou muita cumplicidade e um tremendo pique, com seis gols nos dois jogos.

Mbappé e Bellingham marcaram em Manchester e Vinicius foi eleito o melhor jogador da partida. No jogo de volta, o atacante parisiense marcou três gols em casa para selar uma vitória enfática por 6 a 3 no placar agregado.

O quarteto decolou no momento certo. “É aqui que a temporada realmente começa”, disse Ancelotti após o jogo contra o City, convencido de que encontrou a escalação certa apesar dos problemas iniciais.

O técnico ficou encantado com o ritmo de trabalho dos atacantes depois de criticar a falta de equilíbrio por não trabalharem o suficiente na defesa.

Ancelotti disse que essa era a chave para o sucesso nesta temporada, certamente essencial contra um Atlético intenso e trabalhador.

A importância da defesa

“Foi um desempenho ofensivo completo da equipe, e mostramos que, com os níveis certos de comprometimento, podemos fazer qualquer coisa”, explicou o técnico após vencer o City em Manchester.

Mas, longe dos holofotes europeus, o Real Madrid ainda está encontrando dificuldades para vestir o macacão, como aconteceu no último sábado, na derrota por 2 a 1 para o Real Betis, um jogo em que Bellingham já estava ausente devido a outra suspensão.

Números de Bellingham
Números de BellinghamFlashscore

“Se jogarmos assim, não venceremos na terça-feira”, alertou o veterano técnico italiano. “Espero que este jogo nos ajude a melhorar”, continuou ele.

O Real Madrid, que venceu a principal competição de clubes da Europa 15 vezes, espera que Mbappé possa mais uma vez ser decisivo contra o Atlético - a quem derrotou nas finais de 2014 e 2016.

Ancelotti disse que o atacante francês tinha a chance de igualar o legado do maior artilheiro de todos os tempos do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, desde que trabalhasse duro.

Por sua vez, Mbappé admitiu ter chegado ao fundo do poço depois de perder dois pênaltis importantes contra o Liverpool e o Athletic Bilbao no final de 2024.

28 gols de branco

O jogador lutou para encontrar sua forma e já tem 28 gols em 40 partidas, incluindo sete em 10 jogos da Liga dos Campeões.

“Kylian chegou para nos ajudar e nós o ajudaremos a se tornar o artilheiro de todos os torneios”, disse Vinicius em janeiro.

Números de Mbappé
Números de MbappéFlashscore

O brasileiro marcou 18 gols em 36 jogos nesta campanha, apesar de não ter mostrado o nível da última temporada, que o levou a ganhar o prêmio de melhor jogador do ano e o segundo lugar na Bola de Ouro.

A ausência de Bellingham marca o desempenho da equipe, e ele fez muita falta contra o Real Betis. Sua qualidade ajuda a ligar o ataque à defesa e, depois de um início instável, o inglês contribuiu com gols, 11 em 36 jogos.

Rodrygo, por sua vez, não se destaca tanto quanto os outros três, mas seus 13 gols em 38 jogos foram importantes e ele sempre responde no cenário europeu.

“Ele é tão subestimado... para mim, ele é provavelmente o jogador mais talentoso da equipe”, disse Bellingham recentemente sobre o atacante brasileiro.

Mesmo sem os quatro juntos, o Madrid tem habilidade e ritmo suficientes para romper qualquer defesa, embora Ancelotti insista que será a forma como eles se defendem que levará a equipe à glória ou à derrota.