Este artigo contém links de afiliados para anunciantes. A análise é própria. Jogue com responsabilidade, 18+
Barcelona e Olympiacos jogam nesta terça-feira (21), às 13h45 (Brasília), pela terceira rodada da Liga dos Campeões, antes de começar a pensar no clássico com o Real Madrid do próximo domingo.
Os gregos somaram apenas 1 ponto após duas partidas e, apesar de ter vencido no fim de semana na liga local, a atuação desagradou o técnico José Luis Mendilibar, um velho conhecido do Barcelona.
Barcelona x Olympiacos: informações da partida
Data: Terça-feira, 21 de outubro, às 13h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de Montjuïc, em Barcelona (ESP)
Árbitro: Urs Schnyder (SUI)
VAR: Fedayi San (SUI)
Transmissão: TNT e HBO Max
Odds: BAR (1.20) - EMP (7.00) - OLY (13.00)
Notícias das equipes: Barcelona x Olympiacos
O Barcelona esteve a menos de dois minutos de emendar três partidas consecutivas sem vencer, mas Ronald Araújo salvou o time aos 48 minutos do segundo tempo para arrancar a vitória por 2 a 1 sobre o Girona, pela LaLiga, no último sábado.
Após um começo quase perfeito de temporada, com sete vitórias e um empate em suas oito primeiras partidas por todas as competições, o campeão espanhol perdeu de um time bastante desfalcado do Paris Saint-Germain pela Liga dos Campeões e foi goleado pelo Sevilla.
A Data Fifa não ajudou a resolver as dores de cabeça de Hansi Flick com a condição física dos seus jogadores. Robert Lewandowski e Dani Olmo retornaram machucados e se juntaram a uma lista longa de desfalques, que já contava com nomes como Ter Stegen, Joan García, Gavi e Raphinha.
Também sem Ferrán Torres, Flick teve que escalar o garoto Toni Fernández contra o Girona e substituiu Pedri e Lamine Yamal na metade do segundo tempo para administrar seus minutos.
Limitado em opções, colocou Ronald Araújo em campo na reta final da partida e pediu que o defensor jogasse como atacante. E deu certo: ele acabou marcando o gol da vitória.
Há expectativa de que Raphinha possa retornar no fim de semana, mas a partida contra o Olympiacos ainda será cedo demais. Torres, poupado contra o Girona por precaução, pode enfrentar os gregos, dependendo de como evoluir fisicamente até a partida. Os dois treinaram separados do resto do grupo neste domingo (19).
Provável escalação: Szczesny; Jules Koundé; Pau Cubarsí, Eric García e Alejandro Baldé; Frenkie de Jong, Pedri e Fermin López; Lamine Yamal, Marcus Rashford e Ferrán Torres (Toni Fernández).
O técnico do Olympiacos, José Luis Mendilibar, não estava especialmente otimista após vencer o AEL Larissa por 2 a 0 pela Superliga da Grécia no último sábado: “Se jogarmos como fizemos hoje no primeiro tempo, eles (Barcelona) vão marcar oito gols contra nós”.
Apesar do resultado positivo, o experiente treinador espanhol parece não ter gostado da atuação contra o vice-lanterna do campeonato nacional, ainda sem vitórias após sete rodadas.
O time dos brasileiros Gabriel Strefezza e Rodinei começou a busca pelo bicampeonato grego ganhando quatro das primeiras cinco partidas da Superliga, mas vinha de derrota fora de casa para o PAOK. Está em segundo lugar, com 16 pontos, a um do líder - o próprio PAOK.
Na Liga dos Campeões, a campanha começou com um fraco 0 a 0 com o Pafos, do Chipre. Depois, perdeu do Arsenal por 2 a 0. A primeira rodada era sua melhor chance de vitória até a sexta, quando visitará o Kairat, do Cazaquistão, depois de enfrentar Barcelona, PSV e Real Madrid.
Provável escalação: Konstantinos Tzolakis; Costinha, Panagiotis Retsos, Lorenzo Pirola e Francisco Ortega; Santiago Hezze, Dani García, Gelson Martins (Gabriel Strefezza), Chiquinho e Daniel Podence; Ayoub El Kaabi
Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?
A partida será transmitida com pelo canal de TV fechada TNT e pelo serviço de streaming HBO Max.
TV fechada: TNT
Streaming: HBO Max
Estatísticas de Barcelona x Olympiacos
Campeão da Liga Europa com o Sevilla, José Luis Mendilibar teve uma carreira longa na Espanha e o Barcelona está entre os três clubes que mais vezes enfrentou.
Foram 27 no total, e o retrospecto não é animador para o Olympiacos: 23 derrotas, três empates e apenas uma vitória, no comando do Osasuna, em fevereiro de 2012. Nenhum adversário o superou mais vezes. O Real Madrid é o segundo colocado na lista, com 20 vitórias.
As más notícias continuam para o Olympiacos no mundo das estatísticas. Nenhum time grego conseguiu vencer um adversário espanhol fora de casa na história da Champions League (4E, 17D), e o próprio Olympiacos nunca ganhou de um clube espanhol como visitante, contando todas as competições europeias. São 14 derrotas em 16 tentativas. Os dois empates foram contra o Deportivo La Coruña, em 2001 e 2004.
Esta será a terceira vez que Barcelona e Olympiacos se enfrentam. Estiveram juntos na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2017/18. Os catalães ganharam em casa por 3 a 1 e empataram por 0 a 0 na Grécia.
Odds de Barcelona x Olympiacos
Considerando a discrepância de forças, o favoritismo do Barcelona é avassalador, segundo as odds da bet365. A vitória do mandante está pagando apenas 1.20, com 7.00 para o empate e 13.00 a favor do Olympiacos.
A linha de gols está bastante esticada, sugerindo a expectativa de uma goleada catalã. O mais de 2,5 está cotado em 1.40, com 3,5 como a aposta base no mercado asiático. Entre os jogadores que podem estar em campo, o gol mais provável é o de Ferran Torres, a 1.80.
O de Lamine Yamal está pagando um pouco mais, 1.83. Yamal perdeu quatro partidas por uma lesão na virilha. Havia retornado contra a Real Sociedad e o PSG, mas teve uma recaída e ficou fora do confronto contra o Sevilla, o último antes da Data Fifa.
Fora dos jogos da seleção espanhola, teve tempo para se recuperar e foi titular contra o Girona, atuando 64 minutos. Quando entra em campo, é quase inevitável que deixe a sua contribuição, com dois gols e cinco assistências em seis jogos até agora.
Ele marcou em quatro dos seus últimos cinco jogos de Liga dos Campeões no Estádio Olímpico de Montjuïc. Em todas essas cinco partidas, deu pelo menos quatro finalizações.
Palpite: Mais de 1,5 chutes a gol de Lamine Yamal - Odd: 1.66 (bet365)
Explicação da aposta: A aposta será vencedora se Lamine Yamal der pelo menos duas finalizações no alvo ou chutes certos na partida
Odds de cortesia da bet365. Corretas no momento da publicação e sujeitas a alterações