Champions League: o que cada time precisa para avançar ao mata-mata?

A Champions League chega à rodada decisiva
A Champions League chega à rodada decisivaGEORGE WOOD / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

A última rodada da fase de liga da Champions League acontece nesta quarta (28), e terá 17 clubes brigando por vaga nos playoffs do torneio.

Quinze times já se classificaram para a próxima fase, e gigantes como Paris Saint-Germain, Real Madrid e Liverpool ainda brigam por um lugar nas oitavas de final.

Os oito primeiros avançam direto para as oitavas, enquanto os 16 seguintes vão para a repescagem. Todos os 18 jogos da rodada desta quarta começam ao mesmo tempo.

Confira as partidas da 8ª rodada da Champions

Apenas 2 times já estão nas oitavas de final

Arsenal, com sete vitórias em sete jogos, e o Bayern de Munique são os únicos clubes já garantidos nas oitavas. Os Gunners podem se tornar o primeiro time a vencer todos os oito jogos desde que a fase de grupos foi criada, na temporada passada. Eles recebem o Kairat Almaty, lanterna da tabela com apenas um ponto.

A única derrota do Bayern na Europa foi para o Arsenal em novembro. O time de Vincent Kompany visita o PSV Eindhoven em sua última partida.

Vaga garantida no mata-mata

Real Madrid, maior campeão do torneio com 15 títulos, garante vaga nas oitavas se vencer fora de casa o Benfica de Jose Mourinho. O Liverpool também avança se vencer o Qarabag em Anfield, enquanto o Tottenham sabe que uma vitória sobre o Eintracht Frankfurt também garante a vaga direta.

Oito times – do sexto ao 13º lugar – estão empatados com 13 pontos, incluindo o atual campeão PSG, que recebe o Newcastle no Parc des Princes. O Chelsea ocupa atualmente a última vaga do G8, mas tem um desafio complicado contra o Napoli, comandado pelo ex-técnico dos Blues, Antonio Conte.

Barcelona e Manchester City estão em nono e 11º, respectivamente. Eles podem entrar no G8 caso algum dos times acima tropece.

Sporting Lisboa, Atlético de Madrid e Atalanta também estão na briga, enquanto a Inter – que perdeu três jogos seguidos – e a Juventus somam 12 pontos. Todos esses clubes avançam de fase independentemente dos resultados de quarta-feira.

Quem está na zona da repescagem

Borussia Dortmund está praticamente garantido na próxima fase, assim como o Galatasaray. O Qarabag, do Azerbaijão, está perto de chegar ao mata-mata pela primeira vez após uma vitória dramática sobre o Eintracht na semana passada.

Marseille, Bayer Leverkusen, Monaco, PSV, Athletic Bilbao e Olympiacos completam o top 24 até o momento, mas há sete clubes logo abaixo que ainda podem voltar à disputa.

Fora da zona de classificação

O Napoli, atual campeão italiano, é o time mais tradicional em risco de ficar fora do mata-mata. Os italianos estão em 25º, atrás do Olympiacos pelo critério de gols marcados.

O Copenhagen também soma oito pontos, mas visita o Barcelona na última rodada. Benfica e Ajax, ambos campeões europeus no passado, precisam vencer para manter chances de classificação. O mesmo vale para o Club Brugge, Bodo/Glimt, Pafos e Union Saint-Gilloise.

Quem já está eliminado

O Kairat e o Villarreal perderam seis dos sete jogos. O Slavia Praga também ainda não venceu, enquanto o Eintracht demitiu o técnico Dino Toppmoller neste mês após uma sequência ruim de resultados na Alemanha e na Europa.

As quatro equipes apenas cumprem tabela na última rodada da Champions.