City vence Real de virada, respira na Champions e amplia pressão em Xabi Alonso

Haaland fez o gol da vitória do Manchester City sobre o Real Madrid
Haaland fez o gol da vitória do Manchester City sobre o Real MadridČTK / AP / Manu Fernandez

O Manchester City venceu o Real Madrid por 2 a 1 nesta quarta-feira (10), no Santiago Bernabéu, pela 6ª rodada da Liga dos Campeões. Rodrygo abriu o placar e encerrou longo jejum, mas O'Reilly e Haaland viraram no primeiro tempo. O resultado deixou Xabi Alonso na corda bamba.

O City se recuperou da derrota para o Bayer Leverkusen, chegou a 13 pontos e assumiu o 4º lugar da Champions. O Real Madrid caiu para 7º, com 12 pontos. Ambos estão na zona de classificação direta para as oitavas de final.

Confira a classificação atualizada da Champions

O Real tem apenas duas vitórias nos últimos oito jogos em todas as competições (3E, 3D). A equipe já vinha de uma derrota em casa, para o Celta de Vigo, no último domingo (7). A sequência de tropeços, aliada à instabilidade no vestiário, pode custar o emprego do técnico Xabi Alonso.

Rodrygo volta a marcar (e Endrick a atuar)

Rodrygo abriu o placar no primeiro tempo com um chute cruzado e encerrou um jejum de nove meses sem marcar pelo Real Madrid. Foram 32 jogos em branco desde a vitória sobre o Atlético de Madrid pelas oitavas de final da Champions 2024/25. No período, o atacante só marcou em Coreia do Sul 0x5 Brasil.

Veja todos os detalhes de Real Madrid 1x2 Manchester City

Apesar da derrota merengue, a noite também foi de alívio para outro brasileiro: Endrick. O camisa 9 entrou aos 34 minutos do segundo tempo e voltou a atuar após 39 dias — sete jogos esquentando o banco. O jovem de 19 anos carimbou o travessão em uma cabeçada.

Rodrygo marcou em Real Madrid 1x2 Manchester City
Rodrygo marcou em Real Madrid 1x2 Manchester CityOscar DEL POZO / AFP

Resumo da partida

O Real Madrid espantou a crise por alguns minutos e dominou o Manchester City em boa parte do primeiro tempo. Sem Mbappé, as principais ameaças foram Rodrygo e Vinícius Júnior . O Raio abriu o placar aos 28 minutos, após receber de Bellingham na área. O castelo de cartas merengue, porém, logo desabou.

O'Reilly aproveitou uma falha incomum de Courtois e empatou o jogo aos 35. Logo depois, aos 43, Haaland sofreu e converteu pênalti. Foi o 21º gol do norueguês em 21 jogos nesta temporada, e o 55º em 54 partidas na história da Champions.

A virada deixou o jogo aberto no segundo tempo, com boas chances para os dois lados. O Real perdeu a organização e só assustou em lances isolados. Bellingham perdeu uma oportunidade na cara de Donnarumma, e Endrick acertou o travessão. Courtois fez ótimas defesas e evitou o terceiro do City.

As estatísticas de Real Madrid x Manchester City
As estatísticas de Real Madrid x Manchester CityOpta by Stats Perform

Próximos jogos

Os times voltam a campo no domingo (14) pela 16ª rodada de suas ligas nacionais. O Manchester City visita o Crystal Palace às 11h; o Real Madrid encara o Alavés às 17h.

Os próximos compromissos pela Champions são só em 20 de janeiro. O City vai à Noruega enfrentar o Bodo/Glimt, enquanto o Real recebe o Monaco.

As notas dos titulares em Real Madrid x Manchester City
As notas dos titulares em Real Madrid x Manchester CityFlashscore