Mais

Confira estatística curiosas de cada clube após primeira rodada da Champions

O Union Saint-Gilloise venceu o seu primeiro jogo de sempre na Liga dos Campeões
O Union Saint-Gilloise venceu o seu primeiro jogo de sempre na Liga dos CampeõesDEAN MOUHTAROPOULOS / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A Liga dos Campeões registou alguns resultados impressionantes na primeira semana de jogos. A rodada de abertura da fase de liga teve 14 equipes vitoriosas. A seguir, veja dados de cada equipe após a primeira rodada da competiçãode ação.

3 - Uma das histórias da primeira semana de jogos é o campeão belga Union Saint-Gilloise. O pênalti convertido por Promise David aos nove minutos foi o primeiro gol da fase principal da competição. O Union, sediado em Bruxelas, venceu o PSV por 3 a 1 fora de casa e continuou a fazer a alegria dos jogos fora de casa nos grandes vizinhos belgas. O clube venceu os três jogos disputados nos Países Baixos, depois de terem derrotado o Ajax e o Twente na Liga Europa na temporada passada.

Confira a classificação da Liga dos Campeões

4 - O Athletic Bilbao, de volta à Champions pela primeira vez em 11 anos, foi mais uma vez derrotado por um adversário inglês. Desta vez, foi o Arsenal que fez o estrago, já que os semifinalistas da temporada passada venceram por 2 a 0 na região basca. O Athletic continua a ter dificuldades na competição, pois nunca passou desta fase. O clube não marcou gols em casa pela quarta vez.

18 - O Qarabag protagonizou a maior surpresa da rodada. O campeão do Azerbaijão, que disputava apenas a sua segunda campanha na fase de grupos da Champions, recuperou de uma desvantagem de dois gols e derrotou o Benfica por 2 a 3, fora de casa. Enquanto a equipe portuguesa mudou de treinador, o Qarabag festejou a primeira vitória da história nesta fase da competição. Incluindo as eliminatórias, o clube já marcou 18 gols na competição, mais do que qualquer outra equipe.

2 - A terça-feira não decepcionou na Liga dos Campeões, quando Juventus e Borussia Dortmund se envolveram em um incrível empate em Turim. No que se tornou um clássico instantâneo, os dois clubes trocaram gols na segunda etapa - todos os oito gols. A partida foi o 11º encontro entre os clubes em uma competição da UEFA, mas apenas a segunda vez em que não houve vencedor. O outro empate foi nas semifinais da Copa da UEFA de 1994/95, também na Itália.

10 - O Real Madrid dificultou as coisas para si mesmo, mas ainda assim conseguiu vencer em casa o Olympique de Marselha por 2a 1, mantendo o histórico perfeito contra a equipe da Ligue 1. Dois pênaltis de Kylian Mbappé foram suficientes para ver os campeões recordistas, que jogaram os últimos 18 minutos com um homem a menos, ganharem a primeira rodada. O Marselha continua a ter dificuldades contra clubes espanhóis, já que esta foi a sua 10ª derrota contra um clube de LaLiga.

16 - O Tottenham também começou com uma vitória graças a um gol contra de Luiz Junior. Foi o suficiente para vencer o Villarreal por 1 a 0. Os Spurs, de volta à Liga dos Campeões três anos depois da última participação, venceram em casa pela 16ª vez na UCL em 27 jogos. No total, o retrospecto em casa é de 16-3-8 em sete participações na competição.

Liverpool deixa tudo para o fim

8 - O Slavia Praga esteve a momentos de conquistar a sua primeira vitória na Liga dos Campeões em 18 anos. No entanto, um gol de Sondre Fet aos 45 do segundo tempo ajudou o Bodo/Glimt a empatar na capital checa, naquela que foi a sua primeira partida no torneio. Não conseguir segurar a vantagem de 2 a 0 será uma grande decepção para o Slavia. O clube está agora em uma série de oito jogos sem vitória nas competições da UEFA (0-3-5).

5 - O campeão grego Olympiakos não conseguiu aproveitar a vantagem de um homem contra o estreante cipriota Paphos. Um empate sem gols, com os anfitriões jogando mais de uma hora com um a menos, deixou os visitantes mais felizes. Enquanto o Paphos já não sofre gols fora de casa na Champions nesta temporada (incluindo as fases de classificação), o Olympiakos foi derrotado pela quinta vez desde o início da temporada passada.

9 - Por falar em balizas, o Inter de Milão tem se divertido na Liga dos Campeões no formato de fase de campeonato. Os nerazzurri, que venceram o Ajax por 2 a 0, repetindo a final de 1971/72, retomaram o caminho da maior competição europeia a nível de clubes na temporada passada no que diz respeito à manutenção de equipes fora de casa. Depois de ter sofrido apenas um gol nesta fase do último ano, a Inter agora tem nove partidas sem sofrer gols na Champions desde a introdução da fase de ligas. Nenhuma equipe pode igualar esse número.

17 - O Chelsea, campeão da Liga Conferência e da Copa do Mundo de Clubes, viu sua série de seis vitórias em jogos fora de casa na Europa chegar ao fim na Alemanha, quando o Bayern de Munique venceu os Blues por 3 a 1. Talvez isso não deva ser uma surpresa. Afinal, a vitória de quarta-feira marcou a 17ª temporada consecutiva em que o Bayern inicia sua campanha na Champions com uma vitória. A última vez que o Bayern não venceu foi em 2008/09, no empate com o Bordéus.

86 - Liverpool e Atlético de Madrid não decepcionaram. Apesar dos Reds terem feito 2 a 0 em 10 minutos, o Atleti de Diego Simeone superou a desvantagem a nove minutos do fim. Infelizmente para os espanhóis, o capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, marcou o gol da vitória nos acréscimos. Se considerarmos o tempo adicional como os 90 minutos, o primeiro e o último gol dos Merseysiders tiveram um intervalo de 86 minutos.

6 - O Paris Saint-Germain começou a defesa do título de forma convincente, goleando a Atalanta por 4 a 0 na capital francesa. Foi uma excelente exibição dos parisienses , que tiveram a maior goleada da primeira rodada. Já o La Dea perdeu para o PSG pela segunda vez em seis jogos. Nas últimas seis partidas contra clubes franceses em competições européias, a Atalanta tem um histórico de 2-2, mas seis dos oito gols foram marcados pelo PSG.

Os donos da casa impressionam na quinta-feira

13 - Três gols no espaço de dez minutos no final do primeiro tempo ajudaram o Club Brugge a vencer o Monaco por 4 a 1. Os visitantes não conseguiram converter um pênalti aos 10 minutos, no que foi seu único chute no primeiro tempo. Os monegascos continuam a ter dificuldades fora de casa na Europa, pois não venceram nos últimos quatro jogos (0-1-3) desde que venceram o Bologna por 1 a 0 em novembro passado. Nesta série de quatro jogos, o Monaco sofreu 13 gols, pelo menos três em cada jogo.

11 - O Copenhagen esteve à beira da segunda vitória consecutiva contra um adversário alemão. No entanto, Patzelis Hatzidiakos mandou a bola para o próprio gol nos acréscimos do segundo tempo e o clube empatou com o Bayer Leverkusen. Nos quatro jogos europeus disputados no Parken desta temporada, o clube marcou 11 gols, sendo que o empate de quinta-feira foi o único jogo que não venceu.

23 - Foi um dia difícil para o Galatasaray na noite de quinta-feira, com o gol aos 8 minutos de Yunus Akgundo sendo sua única alegria. O Eintracht Frankfurt goleou o adversário por 5 a 1. Quem esperava que o atual campeão turco mantivesse a baliza limpa na Europa não vai gostar desta. O Gala não conseguiu manter o adversário longe nos últimos 23 confrontos continentais, incluindo a derrota para o Frankfurt.

22 - Foi uma grande noite para o Manchester City, que iniciou a campanha na fase de grupos da Champions com uma vitória por 2 a 0 sobre o campeão da Serie A, o Napoli. O gol de Erling Haaland aos 11 minutos do primeiro tempo, o seu 50º na competição, abriu caminho para a vitória dos Citizens sobre os 10 homens do clube italiano. O City tem um registo incrível em casa na competição nos últimos anos. Foi o 22º jogo sem derrota no Etihad na fase de grupos/campeonato, uma série de sete anos.

37 - O Barcelona voltou a vencer o Newcastle, batendo os Magpies por 2 a 1 fora de casa e somando quatro vitórias consecutivas no confronto direto. Marcus Rashford, contratação de julho, marcou os dois gols dos catalães em um intervalo de nove minutos. Os Culés, que disputaram seu 79º jogo na Europa contra adversários da Premier League, conquistaram sua 39ª vitória nesses jogos, quase seis anos e meio após a última derrota.

15 - O Sporting arrasou a estreia do Kairat Almaty na fase de liga da Champions com uma vitória em casa por 4 a 1. As coisas estavam indo bem para a equipe do Cazaquistão, que está tentando defender com sucesso seu título nacional, mas acabou sofrendo três gols em três minutos no meio do segundo tempo. O resultado foi a derrota. Naquele que foi o seu sétimo jogo na fase de grupos de uma competição de clubes da UEFA, o Kairat continua sem vencer (0-2-5), com um total de 15 gols sofridos.