Mais

Curtis Jones, o herói discreto do Liverpool: veja análise da goleada dos Reds na Champions

Szoboszlai comemora com Curtis Jones durante a vitória por 5 a 1 sobre o Frankfurt
Szoboszlai comemora com Curtis Jones durante a vitória por 5 a 1 sobre o FrankfurtČTK / imago sportfotodienst / Ian Stephen/News Images

Com o Liverpool entrando em campo pela Champions League contra o Eintracht Frankfurt após uma sequência de quatro derrotas, a necessidade de uma vitória para levantar o moral era evidente.

O mesmo valia para os alemães, que não venciam há três partidas e vinham de uma derrota por 5 a 1 para o Atlético de Madrid em seu último compromisso pela Champions.

Confira a tabela completa da Champions League

O Frankfurt havia marcado 17 gols nos últimos seis jogos em todas as competições antes de enfrentar o Liverpool, mas também havia sofrido 19 nesse mesmo período, mostrando um ataque devastador, mas uma defesa vulnerável.

As escalações iniciais de Frankfurt x Liverpool
As escalações iniciais de Frankfurt x LiverpoolFlashscore

Muito se falou antes da partida sobre o reencontro de Hugo Ekitike com o Frankfurt, clube que o vendeu para o gigante da Premier League no meio do ano. Existia a dúvida se seu desempenho seria afetado por isso, caso fosse escolhido por Arne Slot.

Veja os detalhes de Frankfurt x Liverpool

A ausência de Mo Salah pelo segundo jogo consecutivo da Champions League foi uma decisão ousada e surpreendente do treinador holandês. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde que o Rei Egípcio chegou ao clube em 2017.

O início morno das duas equipes não trouxe grandes emoções até que Alexander Isak finalizou duas vezes ao gol, aos oito e 10 minutos, ambas defendidas com segurança pelo goleiro Michael Zetterer.

Alemães saem na frente

O time da Bundesliga mal havia atacado quando o ex-jogador do Leeds, Rasmus Kristensen, apareceu livre na segunda trave e bateu firme para vencer Giorgi Mamardashvili.

Mais um jogo sofrendo gol poderia preocupar Slot, já que em 16 dos últimos 18 jogos em todas as competições, os adversários do Liverpool marcaram pelo menos uma vez.

No entanto, com 77,4% de posse de bola até a marca de 30 minutos, parecia ser apenas questão de tempo para os visitantes igualarem o placar.

O destino quis que Ekitike fosse o responsável por silenciar a torcida no Deutsche Bank Park, aproveitando o espaço deixado pelo ataque do Frankfurt para disparar em velocidade, superar a defesa e receber o lançamento longo de Andrew Robertson, finalizando com categoria.

O gol deu a ele a honra única de ser o primeiro jogador na história do Eintracht a marcar tanto a favor quanto contra o clube em competições europeias.

Bola parada faz a diferença para o Liverpool

Pouco depois, os donos da casa pagaram caro pela marcação falha nos escanteios: Virgil van Dijk subiu mais alto e marcou de cabeça aos 38 minutos, antes de Ibrahima Konate repetir a dose aos 44.

O gol de Van Dijk foi o 26º de cabeça dos 30 que ele já marcou pelo Liverpool, sendo que todos os cinco gols dele na Champions League também foram assim.

Apenas Harry Kane (34) tem mais gols de cabeça por um único clube na Premier League.

O quinto gol sofrido nos 15 minutos finais do primeiro tempo colocou os alemães no topo desse quesito na UCL, indicando que o time de Dino Toppmoller precisa se ajustar ao se aproximar do intervalo.

Dominik Szoboszlai teve atuação destacada durante todo o primeiro tempo, com 98% de acerto nos passes (54 certos em 55 tentados), além de ter dado a assistência para o gol de Konate. O húngaro ainda marcaria um gol no fim, coroando uma noite perfeita para ele.

Isak substituído no intervalo

O mesmo não se pode dizer de Isak, que foi sacado no intervalo e segue com dificuldades após a transferência milionária do Newcastle.

Depois das duas chances iniciais, pouco fez ofensivamente, e seu aproveitamento de passes de 66,7% foi o pior entre todos os jogadores de linha das duas equipes.

Seu substituto, Federico Chiesa, logo apareceu com uma finalização para fora, entre o chute bloqueado de Ekitike e a meia-chance de Florian Wirtz.

O Liverpool seguiu pressionando, com mais três tentativas de gol antes de Cody Gakpo marcar o quarto, após a primeira assistência de Wirtz em jogos oficiais pelo Liverpool – desconsiderando a da Community Shield.

Conheça a ferramenta do Flashscore para acompanhar seus jogadores favoritos durante toda a temporada

Marcar quatro gols em uma partida de UCL pela primeira vez desde novembro de 2024, contra o Bayer Leverkusen, certamente agradou a comissão técnica dos Reds, assim como a segunda assistência de Wirtz para Szoboszlai, cinco minutos depois.

Assim como Isak, o jovem alemão demorou um pouco para se adaptar à vida em Anfield, mas esta foi uma de suas melhores atuações e deve lhe dar confiança para a sequência.

Ele recuperou a posse de bola em sete ocasiões diferentes, igualando o melhor número do Liverpool, assim como suas sete participações na área do Eintracht.

Curtis Jones, o arquiteto da vitória do Liverpool

Uma série de substituições no fim permitiu que Slot poupasse jogadores antes da difícil viagem a Londres no sábado (25), onde enfrentará o Brentford e o antigo capitão, Jordan Henderson.

Salah teve 15 minutos para mostrar serviço e três finalizações (duas delas no alvo) indicaram que ele aproveitou bem a chance. O golpe no ego por não começar jogando foi claramente uma jogada de mestre do treinador.

Mapa de calor de Curtis Jones contra o Eintracht Frankfurt
Mapa de calor de Curtis Jones contra o Eintracht FrankfurtOpta by Stats Perform

O Liverpool tentou 699 passes no jogo, sendo este o maior número desde o início da temporada passada, com Curtis Jones merecendo todos os elogios por sua participação nesse quesito.

O volante combativo deu 127 passes, pelo menos 17 a mais que qualquer outro em campo, e acertou 122 deles, atingindo impressionantes 96,1% de aproveitamento – o melhor índice individual da noite.

Ele também participou do maior número de duelos individuais (nove) e venceu o maior número (cinco), mostrando que merece ser mantido como titular para a sequência de jogos.

Jason Pettigrove é articulista do Flashscore
Jason Pettigrove é articulista do FlashscoreFlashscore