O Flashscore preparou uma lista com alguns dos melhores treinadores do século que você dificilmente imagina em outro lugar. Confira abaixo.
Sir Alex Ferguson - Manchester United (1986-2013)
A ausência de Sir Alex Ferguson — indiscutivelmente o maior técnico da história da Premier League — no Manchester United ainda é sentida 11 anos após a aposentadoria. O escocês foi um verdadeiro fenômeno: conquistou 13 Premier Leagues, duas Ligas dos Campeões, cinco Copas da Inglaterra e quatro Copas da Liga Inglesa durante uma era de ouro.
Ferguson supervisionou todo o clube, de cima a baixo. Ele foi um mestre em rejuvenescer e revigorar o elenco, quando o time estagnou, e produziu alguns dos melhores jogadores e um dos maiores grupos que a elite do futebol inglês já viu.
Paul Scholes, Cristiano Ronaldo, Éric Cantona, Roy Keane e Wayne Rooney são apenas cinco dos muitos atletas que prosperaram sob o comando de Ferguson e garantiram posições no patamar mais elevado da história da liga.
O auge foi a campanha de 1998/99, quando o United se tornou a primeira equipe inglesa a conquistar a Tríplice Coroa, com atuação heroica de Ole Gunnar Solskjær nos acréscimos da final da Champions, contra o Bayern de Munique. Sir Alex Ferguson e os Red Devils foram o rosto da Premier League por anos, e o legado do comandante só aumenta à medida que o United segue sofrendo.
Arsène Wenger - Arsenal (1996-2019)
Arsène Wenger e o Arsenal estavam tão interligados que até os nomes tinham semelhanças. O francês foi responsável por muita grandeza e história no clube enquanto se tornava um dos técnicos mais influentes da história da Premier League.
Ele transformou a cultura do time, melhorou os padrões de condicionamento físico e implementou um estilo de futebol empolgante. Wenger investiu em contratações de jogadores estrangeiros e trouxe um grande número de estrelas francesas, como Thierry Henry, Robert Pires e Patrick Vieira.
Durante os 22 anos que comandou a equipe, conquistou sete vezes a Copa da Inglaterra e três vezes a Premier League, incluindo a temporada dos "Invencíveis" em 2003/04. Ele teve uma forte rivalidade com Sir Alex Ferguson.
O técnico ajudou até a supervisionar a mudança do time do estádio em Highbury para o Emirates, em Londres, em 2006, e trabalhou com um orçamento menor, sempre com foco em manter o Arsenal entre os quatro primeiros colocados. Apesar do fim amargo, Arsène Wenger é uma lenda do Arsenal e está imortalizado por uma estátua no lado externo do Emirates.
Fatih Terim - Galatasaray (1996-2000, 2002-2004, 2011-2013 e 2017-2022)
A figura mais influente e importante do futebol turco, Fatih Terim vai muito além do termo "lenda" para o Galatasaray. Depois de 11 anos como jogador e capitão, teve quatro passagens como técnico no clube, a maior prova do caso de amor entre os dois. Sempre que o time de Istambul batia à porta em busca de um salvador, ele nunca dizia "não", e o sucesso sempre vinha em seguida.
Durante a primeira passagem, o "Imparator" (imperador, em português) conseguiu quatro títulos consecutivos da Superliga Turca - o único time a fazer isso na história. Terim também ganhou a Liga Europa (antiga Copa da UEFA) em 2000, o primeiro troféu europeu conquistado por uma equipe turca.
No total, Terim ganhou oito títulos do Superliga e quatro Copas da Turquia, o que o torna o maior vencedor da história do país. Com personalidade e aura únicas, ele se mantém ligado ao Galatasaray, mesmo aos 71 anos de idade.
Jürgen Klopp - Liverpool (2015-2024)
Os torcedores do Borussia Dortmund podem ter algo a dizer sobre isso, mas Jürgen Klopp e Liverpool se tornaram a mesma coisa. O técnico representou não só o clube de futebol, mas a cidade inteira e virou um ícone em Liverpool. Sua paixão, emoção e personalidade vibrante eram um reflexo dos torcedores - uma combinação perfeita.
Durante o período no comando, Klopp ajudou o Liverpool a vencer a Premier League pela primeira vez em 30 anos e se colocou instantaneamente como o melhor técnico da equipe na história do campeonato. Além disso, venceu a Liga dos Campeões, a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesas.
A incrível virada do time após uma desvantagem de 3 a 0 no jogo de ida contra o Barcelona ficará na memória por um longo tempo como uma das maiores partidas da Liga dos Campeões. Se não fosse por Pep Guardiola e o Manchester City, teria conquistado pelo menos mais um título da liga, visto que o Liverpool terminou em segundo lugar na temporada 2018/19 com 97 pontos.
O alemão era pura garantia de entretenimento na linha lateral em todas as semanas. O futebol será um lugar mais infeliz sem ele... até seu retorno.
Christian Streich - Freiburg (2011-2024)
Christian Streich passou apenas um ano no Freiburg como jogador, mas o time foi tudo que ele conheceu na carreira de técnico. O alemão começou no comando do sub-19 de 1995 a 2011, antes de assumir o cargo na equipe principal pelos 13 anos seguintes.
Streich foi responsável por conduzir o Freiburg à era mais bem-sucedida e transformar o clube em um dos pilares da Bundesliga. O técnico chegou ao 5º lugar em duas ocasiões e ao recorde de pontuação da equipe (59).
O Friburg também ficou a uma disputa de pênaltis de ganhar o primeiro troféu da Copa da Alemanha contra o Leipzig em 2022 e, apesar do rebaixamento em 2015, viu o time ser promovido na temporada seguinte após conquistar a 2. Bundesliga (segunda divisão da competição) - à frente do Leipzig.
As conquistas de Streich no Freiburg estão marcadas para sempre na história, e o legado do técnico jamais será esquecido.
Diego Simeone - Atlético de Madrid (2011-atualidade)
Além de passar meia década no clube como jogador, talvez nenhuma equipe da lista tenha se transformado tanto na personalidade do técnico quanto o Atlético de Madrid com Diego Simeone no comando.
Simeone é um personagem extremamente apaixonado, inabalável e intenso, que nunca tem medo de mostrar o que sente. Como resultado, o Atlético se tornou uma unidade impetuosa e implacável em campo, com o Cívitas Metropolitano se tornando um dos estádios mais temidos devido à atmosfera hostil e à agressividade dos jogadores.
Durante uma era de domínio do Real Madrid e do Barcelona em LaLiga, Simeone chegou à cidade e conquistou dois títulos da competição com sete anos de diferença (2013/14 e 2020/21), duas Ligas Europa, duas Supercopas da UEFA e uma Copa do Rei, além de chegar a duas finais da Liga dos Campeões e perder para o Real.
Atual técnico mais longevo do futebol europeu, é difícil imaginar Simeone sem o Atlético, e o Atlético sem Simeone. É um clube perfeitamente moldado à imagem dele.
Gian Piero Gasperini - Atalanta (2016-atualidade)
Gian Piero Gasperini é um técnico adorado na Atalanta por ter transformado o time italiano em um dos melhores ataques da Europa. Antes dele chegar, era uma equipe de meio de tabela, rebaixada quatro vezes no século XXI.
Gasperini mudou os rumos da Atalanta. Desde sua chegada, o time nunca terminou abaixo do 8º lugar e tem se garantido em competições europeias com regularidade.
O melhor momento foi na última temporada, quando derrotou o Bayer Leverkusen e conquistou a Liga Europa. Foi o primeiro título europeu e o primeiro troféu da Atalanta desde 1963. Em 2020, chegou às quartas de final da Liga dos Campeões,
Um excelente técnico, que talvez não receba o crédito que merece, Gasperini alcançou o status de ícone no clube do norte da Itália.