"Ele cometeu um erro": Kompany detona Mourinho e sai em defesa de Vini Jr.

O treinador do Bayern mostrou quem tem lugar de fala
O treinador do Bayern mostrou quem tem lugar de falaREUTERS/Rodrigo Antunes

O técnico do Bayern de Munique, Vincent Kompany, criticou de forma contundente seu colega José Mourinho, nesta sexta (20), após o escândalo de racismo envolvendo Vinicius Júnior em partida desta semana da Champions League.

"José Mourinho basicamente atacou o caráter de Vini Jr. Usar o tipo de comemoração do Vini para desacreditar (os insultos racistas) que ele estava sofrendo naquele momento foi um erro enorme em termos de liderança", afirmou Kompany em coletiva pré-rodada da Bundesliga.

Entenda a acusação de racismo contra Vini Jr. no jogo da Champions League

 "Conheci 100 pessoas que trabalharam com José Mourinho. E nunca encontrei alguém que falasse mal dele. Todos os jogadores que jogaram sob seu comando gostam dele. Mas dessa vez ele cometeu um erro", acrescentou.

Mourinho criticou Vini em vez do agressor
Mourinho criticou Vini em vez do agressorReuters

Exemplo equivocado

Após o incidente com Vinicius na partida entre Real Madrid e Benfica, Mourinho concluiu que seu clube "não poderia ser racista porque o jogador mais importante da sua história foi o negro Eusébio" – argumento que também foi criticado por Kompany.

"Mas será que ele sabe o que os jogadores dos anos 60 passaram? Meu pai também é um homem negro dos anos 60 – e naquela época, a única opção era ficar calado, não falar nada, superar tudo, ser dez vezes melhor para talvez receber um pouco de reconhecimento. Essa foi a vida de Eusébio provavemente", disparou o treinador do Bayern, que é belga de origem congolesa.

Futuro melhor

Kompany revelou que, durante sua carreira como jogador, foi alvo de insultos racistas diversas vezes. "Meu sonho é que, no fim dessa situação, exista um espaço onde alguém possa dizer: 'Me desculpe, peço perdão'."

Siga Bayern de Munique x Frankfurt em tempo real

Ele disse que espera "que isso não aconteça mais, para que possamos olhar para frente e crescer. E que possamos focar nas coisas que conseguimos construir juntos, e não nas que nos dividem."

Vinicius Júnior acusa o jogador Gianluca Prestianni, do Benfica, de tê-lo chamado de "macaco" durante o 1 a 0 no jogo de ida dos playoffs da Champions. A UEFA já abriu investigação sobre o caso.

Vinícius voltou a ser alvo de ataques racistas
Vinícius voltou a ser alvo de ataques racistasREUTERS/Rodrigo Antunes