Liverpool vence Inter em San Siro no primeiro jogo após crise com Mohamed Salah

Szoboszlai cobrou pênalti para marcar o único gol da partida em San Siro
Szoboszlai cobrou pênalti para marcar o único gol da partida em San SiroSTEFANO RELLANDINI / AFP

Com um gol de pênalti de Dominik Szoboszlai, o Liverpool foi ao San Siro nesta terça-feira (9) e saiu com a vitória por 1 a 0 sobre a Inter de Milão, pela 6ª rodada da Champions League. Um resultado importante, não apenas para a tabela ou para dar moral a um time em dificuldades, mas principalmente pela crise que se instalou em Anfield desde as declarações de Mohamed Salah no último sábado (6). 

Após o empate com o Leeds por 3 a 3, a terceira partida seguida em que foi reserva, Salah reclamou de estar sendo usado como bode expiatório pela má fase do campeão inglês e deixou seu futuro em aberto. Ficou fora da viagem para Milão, mas ainda pode fazer mais uma partida, no sábado (13), contra o Brighton, em Anfield, antes de se apresentar para a Copa Africana de Nações. 

Confira a classificação completa da Champions League

Com a vitória, o Liverpool chegou a 12 pontos e ao oitavo lugar, dentro da zona de classificação direta às oitavas de final da Champions League. Depois de ganhar as quatro primeiras rodadas, a Inter perdeu pela segunda vez seguida e empacou em 12 pontos, na quinta colocação. Seu próximo compromisso será pela Serie A, no domingo (14) contra o Genoa.

Slot muda a formação

Enquanto a Inter entrou com seu habitual 3-5-2, Arne Slot mudou a estrutura tática do Liverpool, com um losango no meio-campo: Ryan Gravenberch na base, Dominik Szoboszlai pela direita, Curtis Jones pela esquerda e Alexis Mac Allister encostando em Hugo Ekitiké e Alexander Isak. 

Slot explicou antes da partida começar que foi uma opção por necessidade porque não havia pontas disponíveis com experiência em alto nível, mas também lhe deu controle do meio-campo, principalmente durante os primeiros 30 minutos, quando os visitantes foram melhores.

Curiosamente, o momento de virada da partida foi justamente o gol anulado de Ibrahima Konaté por um toque de mão de Ekitiké no começo da jogada. Depois disso, a Inter conseguiu equilibrar as ações e deu suas únicas três finalizações no primeiro tempo. A mais perigosa, uma cobrança de falta de Barella, passou perto de ser um golaço.

A etapa final até foi mais movimentada, com o Liverpool assumindo uma parcela maior da posse de bola, mas a maioria das jogadas ofensivas se limitou a finalizações de média distância, muitas delas bloqueadas. 

As estatísticas de Inter x Liverpool
As estatísticas de Inter x LiverpoolOpta

 

O Liverpool teve mais algumas escapadas depois de Slot tirar dois dos únicos três jogadores adultos de linha que tinha no banco de reservas, Florian Wirtz e Connor Bradley, que chegou a ter uma boa chance, mas parou em Yann Sommer. 

Não parecia que o jogo sairia do 0 a 0, quando Ekitiké deu um passe esperto para Wirtz, que teve a camisa puxada por Bastoni dentro da área. O pênalti foi marcado pelo árbitro após revisão no VAR, e Szoboszlai o converteu com firmeza para dar a vitória para o Liverpool. 

Foi um gol especialmente simbólico porque foi justamente para encaixar Szoboszlai pela ponta direita que Arne Slot decidiu deixar Salah no banco de reservas nas três partidas anteriores. 

As notas dos jogadores de Inter x Liverpool
As notas dos jogadores de Inter x LiverpoolFlashscore