Morre John Robertson, bicampeão da Champions com Nottingham Forest

John Robertson conquistou a Champions em 1979 e 1980
John Robertson conquistou a Champions em 1979 e 1980Mike Egerton / PA Images / Profimedia

O ex-atacante escocês John Robertson, apelidado de “Picasso” pelo técnico Brian Clough, morreu aos 72 anos, anunciou nesta quinta-feira (25) seu ex-clube Nottingham Forest, com o qual foi duas vezes campeão europeu.

“É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de John Robertson, lenda do Nottingham Forest e um amigo muito querido”, disse o time em comunicado.

Confira a classificação da Premier League

Figura autêntica do nosso clube e duas vezes vencedor da Copa da Europa de clubes campeões (atual Liga dos Campeões), John ficará para sempre em nossa memória por seu talento incomparável, sua humildade e sua dedicação inabalável ao Nottingham Forest”, acrescentou.

Nascido em 20 de janeiro de 1953 em Lanarkshire, na Escócia, Robertson chegou no Nottingham aos 17 anos. A chegada de Clough como técnico em 1975 significou sua mudança de meio-campista para ponta esquerda.

O atacante fez parte do elenco que em 1977 levou o clube à primeira divisão inglesa. Em pouco tempo, conquistou a Inglaterra (1978) e conquistou duas vezes a Champions (1979, 1980). Para Clough, Robertson era “um dos melhores assistentes já vistos, tão talentoso quanto os brasileiros ou os italianos”.

“Você dava a ele uma bola e um metro de grama, e ele era um artista. O Picasso do nosso esporte”, afirmou, dando-lhe um apelido que o acompanhou até o fim da vida.

John Robertson vestiu a camisa da seleção da Escócia em 28 jogos e marcou oito gols. O atacante atuou nas Copas do Mundo da Argentina em 1978 e da Espanha em 1982.

Após seus anos de glória no Forest, ele foi contratado pelo Derby County em 1983, antes de retornar ao Nottingham. Como técnico, trabalhou como assistente de Martin O'Neill no Wycombe, Norwich, Leicester, Celtic e Aston Villa.