PSG empata com Athletic Bilbao na despedida da Champions em 2025

O PSG parou no Athletic Bilbao na Espanha
O PSG parou no Athletic Bilbao na EspanhaAnder Gillenea/AFP

Athletic Bilbao e PSG empataram em 0 a 0 nesta quarta-feira (10), pela 6ª rodada da fase de liga da Champions, em San Mamés. O duelo no País Basco apresentou a dificuldade esperada para os campeões europeus e teve o goleiro dos donos da casa, Unai Simón, como grande destaque. O arqueiro parou Senny Mayulu e Warren Zaire-Emery com grandes intervenções e foi o responsável pelo empate.

Instável na temporada seguinte ao título europeu, o PSG se despediu da Champions em 2025 com empate, mas seguiu no top 3 da fase de liga. Com duas rodadas para o final, o time francês está 5 pontos atrás do líder Arsenal. A disputa pelo G8, por outro lado, está muito acirrada e só um ponto separa a equipe de Luis Enrique da fase de playoffs.

Veja a classificação atualizada da fase de liga da Champions

O Athletic Bilbao segue longe do seu melhor desempenho em sua volta à Champions após 11 anos. O time basco só venceu uma partida e hoje estaria eliminado da competição europeia. Com 5 pontos somados em 6 jogos, a equipe de Ernesto Valverde precisará de resultados positivos nas rodadas finais para deixar a 28ª colocação e sonhar com o mata-mata.

Os dois times voltam a atuar pela Champions League apenas em 2026, na reta final da fase de liga. O PSG visita o Sporting em 20 de janeiro; o Athletic Bilbao enfrenta a Atalanta no dia seguinte. Antes disso, no fim de semana, os times jogam por suas ligas nacionais. Os parisienses duelam com o Metz e os bascos jogam contra o Celta de Vigo.

As estatísticas de Athletic Bilbao 0x0 PSG
As estatísticas de Athletic Bilbao 0x0 PSGOpta by StatsPerform

Athletic segura PSG

Como era esperado, o PSG foi recebido em Bilbao com um dos melhores climas de torcida da Europa e por um adversário que atuou no ritmo emanado pela arquibancada. Portanto, o campeão europeu teve muita dificuldade para sair de uma marcação bem encaixada do Athletic e pouco criou na primeira etapa.

O PSG teve apenas uma boa oportunidade antes do intervalo, quando Senny Mayulu parou em grande defesa de Unai Simón. Entre os tempos, os franceses tiveram a baixa de Marquinhos, após o zagueiro sofrer uma dura entrada de Oihan Sancet no fim da primera etapa.

Marquinhos deixou o jogo após sofrer pancada na perna esquerda
Marquinhos deixou o jogo após sofrer pancada na perna esquerdaMatthieu Mirville/DPPI via AFP

Se na metade inicial, o Athletic foi competente em limitar o PSG, não dá para dizer o mesmo no segundo tempo. Os comandados de Luis Enrique tiveram diversas chances. O gol parisiense só não saiu porque Unai Simón estava em noite inspirada e os atacantes tiveram certa dose de azar. Senny Mayulu, Warren Zaire-Emery, Bradley Barcola e Fabián Ruiz foram os que se aproximaram da rede adversária com perigo.

Veja todos os detalhes de Athletic Bilbao 0x0 PSG