PSG vence Tottenham com hat-trick de Vitinha e sobe ao 2º lugar na Champions

Vitinha marcou dois golaços e completou o seu hat-trick cobrando pênalti na vitória do PSG sobre o Tottenham
Vitinha marcou dois golaços e completou o seu hat-trick cobrando pênalti na vitória do PSG sobre o Tottenham Foto: FRANCK FIFE / AFP

Terceiro colocado na Bola de Ouro, o meia Vitinha marcou um hat-trick pela primeira vez na carreira e resgatou o PSG contra o Tottenham. O atual campeão venceu por 5 a 3 no Parque dos Príncipes, com Willian Pacho e Fabián Ruiz também deixando seus nomes no placar, e assumiu a vice-liderança da Liga dos Campeões. Richarlison fez um gol.

O PSG está com 12 pontos, dois de folga na briga por vaga direta às oitavas de final e a três do líder Arsenal. Volta a campo no sábado (29) para enfrentar o Monaco fora de casa pela Ligue 1 e visitará o Athletic Bilbao pela Liga dos Campeões em 10 de dezembro.

Confira a classificação completa da Champions League

Em 16º lugar com oito pontos, o Tottenham sofreu sua primeira derrota na competição, apesar de ter conseguido praticamente anular o PSG no primeiro tempo e de ter ficado à frente do placar duas vezes. Receberá o Fulham para um dérbi londrino no sábado e tem o Slavia Praga como seu próximo adversário na Europa.

Tottenham trava o PSG no 1º tempo

Um dos trunfos de Thomas Frank quando assumiu o Tottenham era sua capacidade de adaptação. Principalmente em contraste com o técnico anterior, Ange Postecoglou, que morreu abraçado com um estilo de jogo monotemático e extremamente ofensivo.

Frank não tem receio em adaptar a escalação ao adversário. No fim de semana, havia usado três zagueiros contra o Arsenal, a mesma estratégia de quando enfrentou o Paris Saint-Germain na Supercopa da Europa.

Frank teve outra carta na manga desta vez. Entrou com quatro meias, posicionados em um losango, com Rodrigo Bentancur na base, Pape Sarr pela direita, Archie Gray na esquerda e Lucas Bergvall um pouco mais próximo dos atacantes Richarlison e Kolo Muani

As estatísticas de PSG x Tottenham
As estatísticas de PSG x TottenhamOpta

O formato até variava, às vezes para um quadrado, e foi bastante eficiente para travar completamente o PSG no primeiro tempo. Apesar da qualidade dos seus meias, que ficaria visível mais tarde, estava impossível infiltrar por dentro. Foi necessário buscar as pontas e esperar que Kvaratskhelia fizesse alguma coisa no mano a mano. 

Os meias de Thomas Frank também contribuíram no ataque. Bergvall começou a jogada do gol com um lindo toque de letra na ponta esquerda e Gray cruzou para a escorada de Kolo Muani que deixou Richarlison na pequena área para apenas completar às redes. 

Estava tudo correndo bem para o Tottenham, e a única coisa que evitou a vitória parcial foi a qualidade de Vitinha. O português acertou um chute no ângulo aos 45 minutos, sem nenhuma chance para Vicario.

Não dá para vacilar contra o PSG

O golaço de Vitinha pareceu apenas um acidente quando, assim que o segundo tempo começou, o Tottenham voltou à frente, com Kolo Muani completando uma jogada de escanteio.

O problema é que Vitinha voltou a fazer das suas, conseguiu empatar com outra finalização plástica e, a partir daí, a concentração do Tottenham baixou um pouco.

E só um pouco é o bastante para esse PSG que emendou três gols em menos de 15 minutos, aproveitando um erro de Sarr na saída de bola e depois uma confusão na pequena área em cobrança de escanteio. Dois lances com os quais o Tottenham poderia ter lidado melhor.

Um raro erro do próprio Vitinha ainda permitiu que Kolo Muani restaurasse um pouco de esperança, mas o próprio português completou a sua tripleta cobrando pênalti e garantiu a vitória francesa. 

As notas dos jogadores de PSG x Tottenham
As notas dos jogadores de PSG x TottenhamFlashscore