O técnico José Mourinho retorna à Liga dos Campeões após mais de cinco anos de ausência com um confronto mais que especial para ele. No comando do Benfica, o português enfrentará o "seu" Chelsea em Stamford Bridge, nesta terça-feira (30), mas o histórico fora de casa no templo dos Blues não convida ao otimismo.
O destino é muito caprichoso, especialmente no mundo do futebol. Há algumas semanas, José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe depois de perder para o Benfica nas eliminatórias da Liga dos Campeões 2025/26. Pouco tempo depois, na estreia dos portugueses contra o Qarabag, a vergonhosa derrota por 3 a 2 tirou Bruno Lage e abriu as portas...para o próprio Mourinho.
Acompanhe a Chelsea x Benfica com narração ao vivo no Flashscore
É um feito que agora foi elevado ao seu potencial máximo, já que o técnico, após vários anos de ausência (seu último jogo no torneio data de março de 2020), retorna à principal competição continental com o que certamente será o duelo mais especial para si.
Mourinho estreia na Liga dos Campeões pelo Benfica em Stamford Bridge contra o Chelsea. Um confronto cheio de emoções e lembranças que, por um lado, agradará ao treinador e, por outro, o fará torcer o rosto. O fato é que o tempo na casa dos Blues como visitante tem sido muito amargo para "The Special One".
O português tentou superar o Chelsea em sete ocasiões durante a carreira, e apenas a primeira das tentativas foi bem-sucedida. Em 2010, quando o técnico estava na Inter de Milão, venceu por 2 a 1 no Meazza e por 1 a 0 em Londres no jogo de volta das oitavas de final.
Saldo negativo para Mourinho
Um triunfo épico que levou, meses depois, à última vitória da Inter e de Mourinho na Liga dos Campeões. Desde então, porém, o português sempre esteve na contramão, com dois empates e quatro derrotas nos seis jogos restantes.

Durante a passagem pelo United, o técnico visitou Stamford Bridge em quatro ocasiões, perdendo por 4 a 0, 1 a 0 (na FA Cup) e 1 a 0, empatando apenas em 2 a 2 em seu último encontro em Londres como membro dos Red Devils. Por outro lado, pelo Tottenham, as partidas em território azul foram duas, com uma derrota por 2 a 1 e um empate sem gols.
No total, um saldo de uma vitória, dois empates e quatro derrotas, com apenas quatro gols marcados e 10 sofridos. Agora, com o Benfica e apesar do coração azul, Mourinho tentará reverter essa estatística para endireitar o rumo dos Encarnados, o que complicaria muito sua situação na Europa em caso de novo tropeço.
Resultados de Mourinho fora de casa em Stamford Bridge
- Chelsea 0 x 1 Inter de Milão (Liga dos Campeões 2009/10)
- Chelsea 4 x 0 Manchester United (Premier League 2016/17)
- Chelsea 1 x 0 Manchester United (FA Cup 2016/17)
- Chelsea 1 x 0 Manchester United (Premier League 2017/18)
- Chelsea 2 x 2 Manchester United (Premier League 2018/19)
- Chelsea 2 x 1 Tottenham (Premier League 2019/20)
- Chelsea 0 x 0 Tottenham (Premier League 2020/21)