UEFA abre investigação por incidente contra Vini Jr; FIFA se diz em "choque"

Atualizada
Vini alega ter sofrido racismo em Lisboa
Vini alega ter sofrido racismo em LisboaReuters

A UEFA anunciou, nesta quarta-feira (18), a abertura de uma investigação sobre as "acusações de comportamentos discriminatórios" contra o brasileiro Vinícius Júnior, que denunciou insultos racistas do argentino Gianluca Prestianni na partida Benfica-Real Madrid da Liga dos Campeões.

Em um comunicado, a UEFA anunciou que "foi nomeado um inspetor especializado em ética e questões disciplinares para investigar as acusações de comportamento discriminatório".

Depois de abrir o placar aos 5 minutos do segundo tempo na partida vencida por 1x0 pelo time espanhol - o jogo de ida da repescagem da Liga dos Campeões -, Vini Jr. comemorou diante dos torcedores do Benfica, o que provocou uma discussão acalorada com vários jogadores da equipe portuguesa e rendeu um cartão amarelo ao brasileiro.

Quando parecia que a partida recomeçaria, o brasileiro correu em direção ao árbitro apontando para Prestianni, aparentemente para dizer que o jogador argentino o havia chamado de "macaco".

A partida permaneceu interrompida por quase 10 minutos pelo árbitro francês François Letexier, que decidiu retomá-la sem outras punições.

Confira a tabela completa da Champions League

O francês Aurélien Tchouaméni, meia do Real Madrid, comentou que "isso é inaceitável. Vini nos contou que o cara o havia chamado de macaco escondendo a boca sob o uniforme".

No Instagram, Vini Jr. comentou que "os racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos".

Prestianni negou ter proferido insultos racistas contra o brasileiro.

FIFA se manifesta

Mais tarde nesta quarta-feira, Gianni Infantino, presidente da FIFA, se pronunciou sobre o caso.

"Fiquei chocado e triste ao ver o incidente de alegado racismo contra Vinícius Júnior no jogo da Liga dos Campeões", disse Infantini. 

"Não há absolutamente nenhum lugar para o racismo no nosso desporto e na sociedade – precisamos que todas as partes interessadas tomem medidas e responsabilizem os culpados", acrescentou.