Tudo bem que o adversário na vitória por 10 a 0 no jogo-teste de segunda-feira (6) foi apenas o FK Banik Most-Sous, da 3ª divisão tcheca. Mas o retorno de Xavi, que jogou um tempo pela primeira vez depois da lesão no tornozelo, é encorajador.
Confira a classificação da Bundesliga
Depois de meses difíceis sem o holandês, a eliminação na Liga dos Campeões e o possível fim de todas as esperanças de título na liga, o jogador de 21 anos deve ajudar a concluir a temporada com sucesso.
"Estamos esperando por isso há muito tempo. Temos que ter certeza de que não vamos apressá-lo em coisas que podem nem funcionar ainda. Ele deve aumentar a carga de trabalho de forma constante", disse o técnico Marco Rose no dia 2 de janeiro.
O artista dos dribles já pode começar a fazer a diferença no reinício da liga no próximo domingo (12) contra o Werder Bremen.
Até pode chega o Leipzig com Xavi?
Depois que Xavi sofreu uma lesão prolongada no final de outubro, contra o Liverpool, o Leipzig teve dificuldade para substituir o principal jogador. Por isso, o capitão Willi Orban também sentiu que o retorno era essencial para a equipe, especialmente como jogador "de ligação entre o meio-campo e ataque".
"Ele ainda é um jogador jovem, terá momentos de baixa de vez em quando, mas quando está em sua melhor forma, ele é um jogador excepcional", disse Orban.
Depois de um novembro para esquecer, com um empate e cinco derrotas em seis jogos competitivos, o Leipzig precisa se recuperar na Bundesliga e lutar pela Liga dos Campeões, o que será difícil. Em quarto lugar na tabela, o clube está a nove pontos do líder Bayern de Munique e o título parece estar fora de alcance.
No entanto, o time bicampeão da Copa da Alemanha pode cair rapidamente na tabela com dois pontos de vantagem sobre as vagas da Liga Europa. O time está a apenas três pontos do nono lugar.
Se Xavi conseguir manter o Leipzig vivo na Copa da Alemanha e na parte de cima da classificação da Bundesliga, uma temporada complicada será salva, apesar de todos os problemas com lesões. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Em primeiro lugar, o time precisa vencer as quartas de final contra o Wolfsburg (26 de fevereiro), enquanto a questão do futuro de Xavi provavelmente surgirá novamente. A equipe gostaria de manter o jogador que está atualmente emprestado pelo Paris Saint-Germain pela segunda vez, mas é provável que isso saia caro.