Graças à fundação de Onana, que trabalha com equipes médicas para operar e cuidar de pessoas, especialmente crianças, os médicos realizaram mais de 1.200 procedimentos cirúrgicos nos últimos três anos.
O goleiro camaronês foi reconhecido pela ação social no Prêmio de Mérito anual da Federação Internacional de Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPRO). A organização doará US$10 mil (R$58.1 mil) para o projeto.
"Na minha jornada esportiva por Barcelona, Amsterdã e Milão até o Manchester United, conheci pessoas que me ajudaram ao longo do caminho. Quando eu estava no fundo do poço, eles me deram uma mão para me levantar. Nunca me esqueci da ajuda que recebi. As pessoas me apoiaram no passado e agora sinto que tenho a responsabilidade de retribuir o favor e ajudar os outros", disse o camaronês.
Como Onana relembrou no evento, o plano original era ajudar crianças cegas em Camarões. Desde então, a fundação se transformou em uma organização não governamental e agora se concentra em trazer médicos e cirurgiões para a África, principalmente da Espanha, para realizar operações necessárias.