Mais

UEFA adia votação sobre eventual suspensão de Israel das competições europeias

Adeptos do PAOK protestam com bandeiras da Palestina ante o Maccabi Tel Aviv
Adeptos do PAOK protestam com bandeiras da Palestina ante o Maccabi Tel AvivAFP

A decisão de adiar uma possível suspensão de Israel foi anunciada pelo vice-presidente da FIFA, Victor Montagliani, em conferência nesta quarta-feira (1). De acordo com o dirigente, a organização europeia quer dar tempo ao plano de paz divulgado pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Na semana passada, a UEFA teria supostamente planejado uma reunião de emergência para votar a eventual suspensão de Israel das competições europeias. O pleito aconteceria nesta semana. O fato, todavia, nunca foi confirmado pelo organismo que regula o futebol europeu, mas Montagliani confirmou que o assunto estava em pauta.

"A UEFA disse que vai parar por agora e esperar pelo plano de paz. Esta é uma decisão da UEFA, porque, acima de tudo Israel é um membro desta confederação", explicou o dirigente canadense, antes de frisar que o assunto não será discutido em encontro da FIFA nesta quinta-feira (2), embora pese o pedido da federação palestiniana. 

O plano de paz refere-se ao que foi anunciado por Donald Trump e Benjamin Netanyahu na segunda-feira (29), numa conferência conjunta na Casa Branca. O documento apresenta 20 pontos que tiveram resposta positiva de Israel, mas ainda não forma aceitas pelas autoridades palestinianas. 

Competições europeias

Uma equipe de Israel disputa as competições europeias desta temporada. Trata-se do Maccabi Tel Aviv, que joga na Liga Europa.

Além disso, a seleção nacional de Israel disputa as Eliminatórias Europeias para o Mundial de 2026. A equipe terá dois jogos decisivos contra Noruega e Itália, que podem colocar Israel no caminho do Mundial do próximo ano.

Os próximos jogos da seleção israelense
Os próximos jogos da seleção israelenseFlashscore

Já a equipe feminina vai entrar no sorteio de novembro, quando serão definidos os grupos da qualificação para a Copa do Mundo de 2027, no Brasil.