A primeira das multas, relacionada ao jogo de ida das semifinais da UEL contra o Manchester United (3 a 0), totaliza 30 mil euros (R$ 192,9 milhões) e se deve, segundo o Comitê, ao arremesso de objetos (20 mil euros) e cânticos ilegais (10 mil euros).
Confira o calendário do Athletic
A segunda multa, relacionada ao jogo de volta em Manchester (4 a 1), é de 20 mil (128,6 milhões) e se deve ao uso de sinalizadores (10 mil) e cânticos ilegais (10 mil).
Em consequência da multa, o Athletic publicou um comunicado com um apelo aos torcedores.
Confira a nota completa
"O clube torna públicas essas sanções que prejudicam o Athletic (recorrentes tanto pelo Comitê Disciplinar da RFEF quanto, neste caso, pela UEFA) com o objetivo de não repeti-las durante a próxima temporada 2025/26.
Deve-se observar que, durante grande parte da segunda metade da temporada passada, o comportamento dos torcedores foi exemplar. O apoio em San Mamés foi extraordinário, empurrando o time em todos os play-offs europeus e levando-o à classificação para a Liga dos Campeões: prova clara de que é possível torcer ao máximo, com respeito e sem sanções.
No entanto, esse comportamento exemplar foi manchado nas últimas partidas, com a repetição de incidentes, o que levou à abertura de novos processos.
A tolerância e a liberdade de expressão são valores que identificam o Athletic Club. Mas todos os direitos implicam em obrigações e, no caso da torcida, exigem o cumprimento das normas vigentes, pois o descumprimento prejudica o Clube do qual todos fazemos parte. Com todo respeito, qualquer discordância é lícita.
Por fim, o clube lembra que defenderá seu objetivo com a mesma firmeza com que o fez até agora: o respeito deve ser um dos princípios fundamentais da torcida, evitando atos que prejudiquem a imagem do Atlético ou causem prejuízos econômicos ao clube".