Mais

Jogadoras da liga feminina da Espanha pedem árbitros homens

El Clásico do futebol feminino foi polêmico e gera repercussões
El Clásico do futebol feminino foi polêmico e gera repercussõesRubén Lucía / NurPhoto / NurPhoto via AFP
As jogadoras da liga feminina espanhola se juntaram à opinião da Liga F e da RFEF de que a medida de que as competições femininas devem ser arbitradas apenas por mulheres se tornou obsoleta com o desenvolvimento da modalidade.

A exigência surgiu após a primeira vitória do Real Madrid no Clássico feminino contra o Barcelona da história. A partida foi repleta de controvérsias, com um gol anulado das catalães quando buscavam a virada no último domingo (23).

Confira a classificação da Liga F

Sem VAR para corrigir as más decisões dos árbitros e com o nível da competição cada vez mais alto, a Liga F, a RFEF e as jogadoras, segundo o Mundo Deportivo, consideram que a inclusão de árbitros masculinos nas designações poderia elevar ainda mais o nível do espetáculo.

Embora a medida de ter apenas árbitras femininas tenha beneficiado muito a inclusão no esporte, o formato perdeu a popularidade. Na próxima quarta-feira (26), a federação e a competição vão reunir-se para estudar a possibilidade de mudar as regras.

A goleira do Barcelona Cata Coll, em entrevista ao Mundo Deportivo, expressou o sentimento das atletas.

"Os melhores árbitros devem apitar os nossos jogos, não importa se são homens ou mulheres. Não acontece com os homens? Bem, é a mesma coisa", disse a jogadora.