Mourinho estava sem clube desde a demissão do Fenerbahçe, no fim de agosto. Curiosamente, o técnico de 62 anos perdeu o emprego por uma eliminação para o Benfica na última fase classificatória da Liga dos Campeões.
O contrato de José Mourinho com o Benfica vai até junho de 2027. O acordo, porém, inclui uma opção de rescisão em até 10 dias após o fim da temporada 2025/26.
A reestreia de Mourinho pelo Benfica está marcada para sábado (20). Os Encarnados visitam o AFS às 14h (horário de Brasília), pela 6ª rodada da Liga Portugal. As Águias ocupam a 4ª posição, com 10 pontos, cinco atrás do líder Porto — mas com um jogo a menos.
Já a estreia de Mourinho na Champions será contra o Chelsea, um dos clubes em que fez história como treinador. O reencontro será no dia 30 de setembro, em Stamford Bridge.
Primeira passagem em 2000
Mourinho está de volta ao clube em que teve seu primeiro trabalho como treinador principal. Em 2000, o então jovem de 37 anos sucedeu Jupp Heynckes no comando do Benfica. A passagem, no entanto, durou apenas 11 jogos.
Foram seis vitórias, três empates e duas derrotas, com 63,6% de aproveitamento. O ápice foi na última partida, em que venceu o Sporting por 3 a 0 em um dérbi na Liga Portugal.
O Benfica de Mourinho foi eliminado na primeira fase da Copa da UEFA pelo Halmstad, da Suécia, após derrota com Jupp Heynckes na ida.
