Segundo informações do jornal Público, Helton foi detido por posse ilegal de arma e munições. Os objetos foram encontrados durante uma revista da polícia na residência do antigo goleiro do Porto.
A vítima da suposta violência doméstica é uma mulher que teve um relacionamento extraconjugal com o ex-atleta que durou 10 anos. Ela denunciou à polícia que Helton tinha em casa “um objeto que parecia ser uma arma de fogo”.
Helton alegou que a arma pertencia a uma pessoa já falecida, que o ex-jogador teria conhecido na igreja que frequentava. Contudo, a arma aparece registada no nome de outra pessoa e teria sido furtada na cidade de Gafanha da Nazaré.
Após a detenção, Helton foi liberado, e agora aguarda a primeira sessão do julgamento da acusação de violência doméstica.
O goleiro encerrou a carreira em 2021 jogando pelo União de Leiria, primeiro clube que representou em Portugal após chegar do Vasco da Gama, em 2002. Ele ganhou destaque na Terrinha vestindo a camisa do Porto, que representou durante 12 temporadas.
Helton foi também convocado para a Seleção Brasileira em quatro ocasiões, e fez parte do time que venceu a Copa América de 2007.