"Por um lado, o Porto, como qualquer instituição, tem um regulamento. Esse regulamento não foi cumprido. A partir daí, marca-se uma advertência e aplica-se uma multa, compatíveis ao nível do erro. Para isso, existem as regras. Por outro, me diz que os jogadores estão com a cabeça em outro lugar. O que me importa é o compromisso. Não comigo, e sim com o clube, os torcedores e a profissão", afirmou Anselmi.
Confira a classificação da Liga Portugal
"Estamos falando de compromisso enquanto companheiros. A equipe é sempre o mais importante. Como técnico, não me serve de nada outra coisa que não o compromisso, de todos os que estão no vestiário. Tenho que recolocar o foco da equipe em ganhar o jogo da próxima semana. O Porto que queremos não aceita falta de compromisso, queremos gente focada", declarou.
Os zagueiros Otávio Ataíde, Tiago Djaló e Nehuén Pérez, o ponta-esquerda William Gomes, os centroavantes Danny Namaso e Samu e o lateral-direito Martim Fernandes foram flagrados por torcedores do Porto saindo de uma boate onde foi comemorado o aniversário de Otávio, na madrugada de segunda-feira (21), muito depois do horário limite estabelecido pelo regulamento do clube.
Anselmi refletiu sobre o comportamento dos atletas e como lida com uma nova geração que acredita ser bem diferente da sua.
"É uma geração de seres humanos e, com a velocidade que se vive hoje, pensa-se pouco. Também penso como pai, fui criado de uma forma e não crio os meus filhos como me criaram, porque o mundo muda. Tínhamos valores firmes, mas neste mundo se vive com muita velocidade", analisou.
"Antes, meu pai me dizia que tinha que lutar pelo que queria. Nasci com isso, tento passar aos meus filhos, mas estes jogadores não são meus filhos. Toda ação tem consequências, boas ou más. Entendo o contexto e onde estou, é importante isso. O privilégio de defender estas cores traz obrigações, responsabilidades e compromisso. Há que entender e contextualizar a sorte que temos", opinou.
Consequências em campo
Djaló foi afastado e está treinando separado da equipe, enquanto o Porto estuda encerrar o empréstimo do atleta da Juventus. Quando questionado se o jogador voltaria a vestir a camisa do Porto, o técnico não entrou em detalhes.
"Está tudo publicado... O tema está fechado. A relação de convocados será divulgada nas próximas horas", afirmou.
Pérez também é dúvida para a partida do próximo sábado (26) contra o Estrela Amadora e pode ser substituído por Zé Pedro. Outro desfalque do time português é o goleiro Diogo Costa, que se lesionou na última semana, e preocupa o time para além dos problemas fora de campo.
"Somos sensíveis a isso. É o nosso capitão e tem sido excepcional. A equipe tem estado com mentalidade de 'filhos da mãe', desculpem a expressão, com garras de chegar ao próximo jogo e ganhar. Esse tema é só ruído. Sabemos o que temos de fazer. Uma coisa não afeta a outra. Estamos preparados. Nada disso afeta o nosso meio esportivo, quero deixar claro", explicou o técnico.