Mais

Da desconfiança ao brilho na Champions: Igor Paixão vira destaque no Marselha

Igor Paixão brilhou contra o Ajax na última terça-feira (30)
Igor Paixão brilhou contra o Ajax na última terça-feira (30)MIGUEL MEDINA / AFP

Depois de chegar ao Olympique de Marselha lesionado, o brasileiro Igor Paixão, a contratação mais cara da história do clube, gradualmente recuperou seu jogo e seu ritmo, antes de finalmente mostrar do que era capaz na última terça-feira (30) com dois gols espetaculares contra o Ajax, pela Champions League.

Um passe diagonal certeiro, uma corrida perfeita com a bola, na qual seu oponente direto não conseguiu se desvencilhar nem um centímetro, depois uma finalização para o fundo da rede, antes de alguns passos de samba com um grande sorriso no rosto em frente ao Virage Sud: é isso, o foguete de Paixão foi lançado.

Confira a tabela da Ligue 1 no Flashscore

Apenas alguns minutos depois do seu primeiro gol pelo Olympique de Marselha, o ex-jogador do Feyenoord surpreendeu o Ajax de uma vez por todas ao dar o toque final no placar de 2 a 0 com um belo chute de curva. Para piorar a situação do rival holandês, o brasileiro também deu o passe para Pierre-Emerick Aubameyang marcar o último gol da vitória por 4 a 0.

Depois de dois meses fora de ação e várias semanas para se recuperar fisicamente, Paixão agora parece estar de volta ao seu 100%, ou por volta disso, e a mensagem chegou ao Metz, que recebe o Olympique de Marselha neste sábado (4).

"Sabíamos que ele estava machucado", explicou Medhi Benatia, diretor técnico Olympique, na terça-feira. "Mas ele está sempre sorrindo e é muito trabalhador. Eles realmente queriam o Marselha, ele e sua família. Portanto, uma dobradinha como essa, na Liga dos Campeões, para ajudá-lo a se adaptar e aumentar sua confiança, é magnífica", acrescentou o executivo do Marselha.

Um começo tímido

"As críticas em Marselha são como o sol. Há críticas quase todos os dias", reagiu o técnico Roberto De Zerbi, embora o "caso Paixão" tenha de fato provocado mais perguntas do que críticas reais.

Os números de Igor Paixão
Os números de Igor PaixãoFlashscore

"Paixão ficou lesionado por dois meses. Ele estava progredindo. Tentamos aumentar o número de minutos pouco a pouco. E hoje ele fez um gol. Mas, mesmo contra o Strasbourg, pudemos ver que havia algo ali. De qualquer forma, estou satisfeito porque os atacantes precisam de gols para ganhar confiança e trabalhar melhor", acrescentou o técnico italiano.

Antes da sua exibição quase perfeita contra o Ajax na terça-feira, o pequeno ala brasileiro, de 25 anos e 1,68 m, havia de fato tido um início instável no Olympique, uma consequência lógica do seu início tardio. Suas primeiras partidas contra o Lorient e o Real Madrid foram complicadas, antes de dois jogos sem brilho contra PSG e Strasbourg.

Igor Paixão brilhou na goleada do Marselha sobre o Ajax na Liga dos Campeões
Igor Paixão brilhou na goleada do Marselha sobre o Ajax na Liga dos CampeõesCHRISTOPHE SIMON / AFP

Na sexta-feira, às vésperas de uma partida contra o Metz, que ele descreveu como o último "grande esforço a ser feito" antes da pausa internacional, De Zerbi fez uma retrospectiva da jornada de Paixão rumo à boa forma física.

Ele vale o que foi investido

"Às vezes, em certos jogadores, é preciso investir muito para melhorar o condicionamento físico e a confiança deles. Você pode conversar com o jogador, mas quando você o coloca em campo, essa é sempre a melhor solução", disse De Zerbi. 

"No momento, eu sempre o coloco em campo e, quando sinto que ele está se cansando ou que há um risco, eu o troco. Mas o Paixão está se tornando o jogador que todos conhecíamos", acrescentou o técnico do Marselha.

Paixão é a maior contratação da história do Olympique de Marselha
Paixão é a maior contratação da história do Olympique de MarselhaCHRISTOPHE SIMON / AFP

Esse jogador que "todos nós conhecíamos" era aquele que vinha de uma última temporada fantástica com o Feyenoord (18 gols e 14 assistências), o que levou o Olympique a investir 35 milhões de euros em sua transferência.

"Quando olho para o mercado de alas que se transferiram neste verão, ele está dentro da faixa de preço. É um jogador que já provou seu valor na Liga dos Campeões e foi o melhor jogador de sua liga na última temporada", disse Medhi Benatia. 

Mas talvez tenha sido o técnico do Ajax, John Heitinga, quem melhor resumiu as esperanças dos torcedores do Olympique: "Com um jogador como esse, o Marselha terá grandes noites pela frente", concluiu. 

Igor Paixão destacou-se no Feyenoord e agora busca se consolidar na Ligue 1
Igor Paixão destacou-se no Feyenoord e agora busca se consolidar na Ligue 1AFP