Zagueiro Marquinhos está muito perto de atingir marca de 500 jogos pelo PSG

Marquinhos é uma das lendas do PSG
Marquinhos é uma das lendas do PSGHERVIO Jean-Marie / KMSP / KMSP via AFP

O zagueiro Marquinhos pode chegar à sua partida de número 500 pelo Paris Saint-Germain, nesta quarta-feira (26), contra o Tottenham, pela Champions League.

No futebol europeu, são poucos os estrangeiros que conseguiram tanta longevidade em um mesmo clube. O capitão brasileiro está prestes a alcançar um marco que reforça seu status de ícone da era moderna do clube.

Confira a classificação da Ligue 1

Marquinhos chegou a Paris em 2013, com apenas 19 anos, vindo da Roma. Desde então, já são 11 temporadas consecutivas defendendo o PSG, uma trajetória que comprova sua regularidade, maturidade e liderança dentro do vestiário. Sua carreira cobre boa parte da década de domínio do clube no futebol francês.

Com o 500º jogo, o zagueiro vai consolidar seu posto de jogador com mais partidas na história do time, à frente de Jean-Marc Pilorget (435) e Marco Verratti (416). O capitão foi peça fundamental na evolução do clube, desde os primeiros títulos na era do investimento do Catar até a consolidação europeia.

Consolidação de um ídolo

Sua trajetória no clube inclui 317 partidas na Ligue 1, 109 na Liga dos Campeões, 38 na Copa da França, 20 na Copa da Liga (competição que já não existe), 9 na Supercopa da França, 6 na Copa do Mundo de Clubes e 1 na Supercopa da Europa.

Lyon (24), Olympique de Marselha e Rennes (23 cada) são seus adversários mais frequentes. Contra algumas dessas equipes, Marquinhos também conquistou o maior número de vitórias: 18 vitórias diante do Marselha e do Nantes, 17 contra o Saint-Étienne e o Lyon e 16 diante do Lille. Os números mostram a carreira marcada pela regularidade como sua principal qualidade.

O brasileiro já conquistou 34 títulos com o PSG, sendo o jogador mais vitorioso da história do clube. Na prateleira, Marquinhos conta com 10 títulos da Ligue 1, 8 Copas da França, 5 Copas da Liga, 9 Supercopas da França, 1 Supercopa da Europa e 1 Liga dos Campeões.

O defensor fez parte de várias gerações do vestiário parisiense, atuando ao lado de lendas como Thiago Silva, Zlatan Ibrahimovic, Verratti, Neymar, Lionel Messi e Kylian Mbappé, mantendo-se sempre como um pilar importante em todas as fases. Nesta temporada, mesmo enfrentando problemas musculares, já entrou em campo oito vezes.